Organização pede que Fifa garanta segurança de jornalistas na Copa do Mundo
Organização pede que Fifa garanta segurança de jornalistas na Copa do Mundo
A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) instou a Federação Nacional de Futebol (Fifa) a tomar medidas que garantam a proteção dos cerca de quatro mil jornalistas que atuam na cobertura da Copa do Mundo da África do Sul.
| Divulgação | |
| Aidan White, da FIJ |
Por meio de comunicado publicado em sua página, na última sexta-feira (25), o secretário-geral da entidade, Aidan White, salientou que o sucesso do evento depende, em parte, da atuação dos jornalistas e da mídia. Logo, a proteção destes profissionais é essencial para a viabilidade da Copa.
Apesar dos casos de violência urbana registrados em equipes de imprensa de todos os países, o apelo da FIJ ocorreu dias depois de incidentes envolvendo repórteres e jogadores. Na segunda-feira (21) da semana passada, o jornalista Jean Robert Fouda sofreu ameaças do jogador da seleção camaronesa Alexandre Song, que teria alegado que o profissional noticiou falsas informações a seu respeito.
Na terça-feira (22), a jornalista argelina Asma Halimi foi agredida por um compatriota, o jogador Rafik Saifi. A motivação do desentendimento teria sido a publicação de um artigo sobre o jogador produzido pela jornalista. As informações são do site Super Esportes.
Leia mais






