Organização pede que Fifa garanta segurança de jornalistas na Copa do Mundo

Organização pede que Fifa garanta segurança de jornalistas na Copa do Mundo

Atualizado em 28/06/2010 às 15:06, por Redação Portal IMPRENSA.

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) instou a Federação Nacional de Futebol (Fifa) a tomar medidas que garantam a proteção dos cerca de quatro mil jornalistas que atuam na cobertura da Copa do Mundo da África do Sul.

Divulgação
Aidan White, da FIJ

Por meio de comunicado publicado em sua página, na última sexta-feira (25), o secretário-geral da entidade, Aidan White, salientou que o sucesso do evento depende, em parte, da atuação dos jornalistas e da mídia. Logo, a proteção destes profissionais é essencial para a viabilidade da Copa.

Apesar dos casos de violência urbana registrados em equipes de imprensa de todos os países, o apelo da FIJ ocorreu dias depois de incidentes envolvendo repórteres e jogadores. Na segunda-feira (21) da semana passada, o jornalista Jean Robert Fouda sofreu ameaças do jogador da seleção camaronesa Alexandre Song, que teria alegado que o profissional noticiou falsas informações a seu respeito.

Na terça-feira (22), a jornalista argelina Asma Halimi foi agredida por um compatriota, o jogador Rafik Saifi. A motivação do desentendimento teria sido a publicação de um artigo sobre o jogador produzido pela jornalista. As informações são do site Super Esportes.

Leia mais