Organização de Jornalismo Investigativo recruta vinte jornalistas para projeto
Organização de Jornalismo Investigativo recruta vinte jornalistas para projeto
Uma iniciativa sem fins lucrativos para suporte ao jornalismo investigativo está recrutando vinte jornalistas para atuar no segmento.
O Bureau de Jornalismo Investigativo (BIJ, na sigla em inglês), que recebeu o aporte de dois milhões de euros em julho, iniciou uma campanha para angariar interessados para a formação de equipes de três ou quatro jornalistas investigativos.
Segundo Iain Overton, diretor-executivo do BIJ, a equipe poderá aumentar de acordo com a demanda das investigações. "Serão estabelecidas pequenas equipes para cada investigação. Inicialmente, algumas investigações poderão começar individualmente, mas, conforme o desenrolar da história, mais pessoas serão adicionadas aos times. Essas equipes terão de ser, primeiramente, comprometidas com o jornalismo investigativo, e jornalistas de diferentes plataformas de mídia serão chamados", explicou Overton ao site Jornalism.co.uk.
"Desse modo, as relações colaborativas entre jornalistas de impresso e TV, ou profissionais de veículos online e rádio, ajudarão a estabelecer investigações em que a característica de cada não beneficiará apenas sobre diferentes modos de abordagem, mas o acompanhamento dos casos por ter sido abordado em várias plataformas", completou o Overton.
O BIJ será incorporado ao , lançado em junho por um grupo de renomados jornalistas investigativos britânicos para dar suporte ao trabalho em sua área a partir da organização de fundos de trabalho para promover investigação e jornalismo sem fins lucrativos voltado aos interesses do público.
O Fundo de Investigação explica em seu site que a fundação do BIJ é uma iniciativa de parcerias entre diversos veículos que apoiam uma nova geração de repórteres e o jornalismo independente.
Leia mais






