Ordem de isolamento de Gaza à imprensa teria vindo do primeiro-ministro de Israel
Ordem de isolamento de Gaza à imprensa teria vindo do primeiro-ministro de Israel
O bloqueio aos veículos de imprensa à região da Faixa de Gaza partiu do escritório do ministro de Israel, Ehud Olmert. A informação, divulgada pelo jornal local Haaretz , contradiz notícias anteriores, que responsabilizavam o Ministério da Defesa pela ordem.
O comunicado menciona que o Exército de Israel e o Ministério da Defesa teriam dado aval à entrada da imprensa em Gaza na última semana, medida proibida "de pé" por Olmert. "O secretário do Ministério da Defesa, Eitan Dangot, nos disse que o primeiro ministro tinha ordenado que os jornalistas estrangeiros não entrassem na Faixa", diz uma carta enviada ao ministro Olmert.
A assessoria jurídica da Defesa, representada por Eran Yosef, pediu na ocasião, para que o governo confirmasse a decisão sobre o bloqueio à imprensa ao local. Segundo ele, foi mencionado que "havia um interesse das relações públicas para não deixar entrar os jornalistas".
Durante toda a ofensiva militar, que culminou com a morte de mais de 1,3 mil civis e militares, Israel classificou a faixa de Gaza como "zona militar", o que impediu a livre circulação da imprensa.
Leia Mais
-
-






