Opositor de Hugo Chávez é preso por criticar governo em programa de TV

Opositor de Hugo Chávez é preso por criticar governo em programa de TV

Atualizado em 24/03/2010 às 08:03, por Redação Portal IMPRENSA.

O ex-governador do estado de Zulia e ex-candidato à Presidência da Venezuela, Oswaldo Álvarez Paz, foi preso na madrugada da última terça-feira (22), acusado de conspiração contra o governo. A prisão, efetuada em sua residência, na cidade de Caracas, ocorre duas semanas após ele ter criticado o presidente Hugo Chávez em um programa de TV do canal Globovisión.

No dia oito deste mês, em entrevista ao programa "Alô Cidadão", Álvarez Paz disse que o governo da Venezuela mantém vínculos com organizações internacionais ligadas ao narcotráfico, como as Farc e o grupo terrorista basco ETA.

Na ocasião, Paz falava sobre investigações realizadas na Espanha, que apontavam a Venezuela como centro de treinamento para integrantes do ETA e das Farc. Em audiência marcada para esta quarta-feira (24), Paz deve se defender das acusações.

Para Guillermo Zulloaga, presidente da Globovisión, a prisão mostra o atual quadro político mantido por Chávez, que estaria "não apenas restringindo a liberdade de expressão, bem como tentando transformar a Venezuela em uma ditadura".

Zulloaga afirma que o tribunal acusa Paz de infringir a chamada Lei da Responsabilidade Social de Rádio e TV, que proíbe comentários na imprensa que levem à instabilidade. O texto da lei diz ainda que o apresentador do programa, seja em rádio ou televisão, deve interromper a entrevista, caso seja dito algo que contrarie o poder público.

O ministro do Interior de Chávez, Tareck El Aissami, disse que a ordem de prisão contra Paz não partiu do presidente, mas sim da solicitação de um tribunal de Justiça, com base em investigação do Ministério Público. A informação é do jornal O Globo .

Leia Mais

-