Opinião: Sabatinas de olho no voto, por Heródoto Barbeiro

Está na hora das pessoas escolherem o seu governante com a razão e não com a emoção. Tomar a razão como instrumento é deixar de ser apenas u

Atualizado em 19/09/2016 às 17:09, por Heródoto Barbeiro.

Crédito:edu moraes m eleitor e se tornar um cidadão. Com esse intuito, convidamos os candidatos à prefeitura de São Paulo para uma série de sabatinas na Record News.

Os jornalistas Nirlando Beirão e Ricardo Kostcho e eu formulamos uma série de perguntas para os candidatos convidados. Por meio delas, foi possível abrir com clareza o programa de cada um para que explicasse de uma forma direta, didática e transparente quais as soluções que apresenta para uma cidade que tem mais de 12 milhões de habitantes. Ficou claro que para governar essa imensidão é preciso muito mais dinheiro e gestão do que foi feito até agora. Promessas miraculosas, respostas melífluas e soluções utópicas foram contestadas, gentilmente, pelos perguntadores. Nada de ‘embromation’. O que se viu foi uma repetição do que já ocorreu em eleições passadas, salvo uma ou outra proposta factível.

De um lado os candidatos de oposição tentaram diminuir e desconstruir o prefeito atual. Este por sua vez não admitiu de nenhuma forma que, o que propôs há quatro anos, não conseguiu realizar. É verdade que as sabatinas se enquadram no contexto da propaganda oficial no rádio e na tevê – que não é grátis, mas paga pelo contribuinte – nos debates e sabatinas realizadas por outros meios de comunicação. Tradicionais ou através da internet. Assim, a escolha racional se completa no conjunto de aparição dos candidatos na mídia, até mesmo comparando uma resposta dada em um programa e outro.

Não está fácil escolher o melhor gestor para a cidade. Separar os que querem, mais uma vez, usar a prefeitura como trampolim para outros voos políticos. Mas todos temos os compromisso de escolher entre eles o melhor. E não o menos pior. Acreditamos que com o espaço oferecido pela "Record News" foi possível dar uma contribuição para a cidadania, um dos motes que regem nosso compromisso como jornalistas e cidadãos. Esperamos que desta vez a cidade ganhe com a maior participação de todos.


* é apresentador da Record News