Opinião: Pica-Pau: Record aproveita declaração de diretor da Rede Globo

Atualizado em 03/12/2012 às 13:12, por Fabio Maksymczuk.

Mais respingos da guerra midiática caíram no colo do telespectador neste domingo (01/12). O programa “Domingo Espetacular” repercutiu as declarações desastradas do diretor do “TV Xuxa”, Mário Meirelles, divulgadas no twitter. Meirelles digitou “sem medo de ser feliz”: “Atenção retardados que estão assistindo Pica Pau começou #TVxuxa”. Após receber um retorno negativo dos internautas, trocou a expressão “retardado” por “idiota” em outra mensagem.

Isso é apenas um sintoma da pressão sofrida pelo diretor em virtude dos baixos índices de audiência do famigerado programa de Xuxa Meneghel. A loira normalmente derruba o IBOPE da Rede Globo. Não mantém a audiência do “Estrelas”, atração que antecede na grade de programação. Xuxa perde até a tradicional liderança do canal platinado para filmes e do surrado desenho animado.

O twitter é um veículo que já manchou a imagem de diversos profissionais da TV. O microblog aproxima diretores, atores, atrizes e apresentadores, por exemplo, do seu fã. Sem intermédio de assessores de imprensa. Isso é ótimo. Por outro lado, podem se queimar em comentários francos de apenas 140 caracteres. Isso ocorreu com Meirelles que já excluiu sua conta. Aliás, Xuxa também viveu momentos de “conflito” na mídia social.

A Record não deixaria de explorar o deslize da concorrente. A revista eletrônica, que já é órgão oficial da guerra midiática, mostrou os índices de audiência do Pica-Pau, entrevistou os telespectadores “ofendidos” pelas declarações do diretor da Globo e também uma neuropsicóloga infantil que defendeu a “importância” da animação.

A Globo insiste com o “TV Xuxa”. Persiste com a “rainha dos baixinhos”. A emissora deveria rever esse posicionamento. O programa já enfrenta uma rejeição por parte do telespectador. Isso piorou com as declarações desastradas de Meirelles. Já passou da hora de alterar o horário de exibição ou extinguir, de vez, o “TV Xuxa”.



Para ler outras opiniões do colunista, .