Opinião: "O importante é expandir a comunicação", por Laura Maria Gluer
Não raras vezes encontro ex-alunos, já formados há algum tempo na área da comunicação, desanimados e sem perspectivas com a falta de oportun
Por mais que se diga que o perfil empreendedor faz parte do DNA de um indivíduo, algumas correntes da gestão de pessoas acreditam que é possível estimular o empreendedorismo. Na minha opinião, está faltando estimular esta visão empreendedora nos cursos de comunicação social. Ainda mais neste momento que vive o país. Isso deve acontecer durante toda a formação acadêmica do futuro profissional, não somente em um seminário ou disciplina de tópicos especiais ao final do curso.
Há um erro de foco na forma como as faculdades tratam o empreendedorismo. Isso porque se todo mundo empreender em assessorias de comunicação ou agências de conteúdo, obviamente, estes mercados irão saturar (ainda mais do que já estão).
O “pulo do gato” na questão do empreendedorismo é criar novos produtos e serviços de comunicação, formas inovadoras de entregar informação para as pessoas e de aproximar fontes e veículos. Estes novos produtos e serviços devem experimentar a linguagem dos aplicativos em dispositivos móveis e games, mas também encontrar novos usos para velhas plataformas.
A aplicação da comunicação em outros ramos de atividade é outro caminho para o empreendedorismo. Visitei recentemente uma ex-aluna jornalista que está muito feliz como empreendedora em um café-floricultura. Lá ela aplica todos os seus conhecimentos de comunicação gerenciando as redes sociais do próprio negócio, obtendo com isso excelentes resultados.
Mais do que nunca é preciso pensar fora da caixa. Os tempos que vivemos dificultam a geração de empregos formais. Mas sempre haverá trabalho na comunicação para quem for criativo e inovador. A comunicação tem vocação para a prestação de serviços, mas é preciso que se pense além da visão compartimentada das funções tradicionais do jornalismo, da publicidade e das relações públicas.
O importante é aplicar os conhecimentos da comunicação, expandindo os limites da área, para ajudar a construir uma sociedade mais informada e consciente, legitimando cada vez mais a nossa importância como profissionais que se qualificaram para isso.
Laura Maria Gluer : Jornalista, especialista em Comunicação Organizacional, mestre e doutora em Comunicação. Assessora de Comunicação e Consultora em Crises de Imagem há mais de 20 anos, autora do livro Assessoria não é Acessório. Docente universitária, empresária, consultora no programa Academia do Discurso e diretora de Assuntos Universitários na Associação Riograndense de Imprensa-ARI/RS. Influenciadora digital e idealizadora do programa Café Espresso para uma Comunicação Expressa. Ministra cursos e treinamentos livres e in company na área de Comunicação, Crises de Imagem e Gestão do Tempo há mais de 15 anos.






