"Opinião Nacional" muda de formato e estréia hoje na TV Cultura
"Opinião Nacional" muda de formato e estréia hoje na TV Cultura
Estréia, nesta quinta-feira (02), na TV Cultura, o programa de debates "Opinião Nacional". Apresentado pelo jornalista Alexandre Machado, a nova atração será exibida semanalmente, às 22h40.
O programa "Opinião Nacional" já fazia parte da programação da emissora, mas tinha um formato de entrevistas. Segundo o presidente da Fundação Padre Anchieta, Paulo Markun, a nova formatação foi pensada para agregar valor à programação da emissora. Ele lembra que até agora o programa "Roda Viva" era praticamente o único espaço de debates. "Precisávamos de um programa específico, pois debater é um dos deveres de uma TV pública", afirma Markun.
Em sua edição de estréia, o novo "Opinião Nacional" discutirá sobre "Planejamento Familiar e Aborto" e contará com a participação de diversos debatedores, incluindo o especialista Mario Sergio Cortella (filósofo, educador e professor do departamento de Teologia e Ciências da Religião PUC/SP ), Ives Gandra Martins (jurista e professor emérito do Mackenzie), e depoimento do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão.
O assunto, de interesse nacional, incluindo questões políticas, econômicas e sociais, será sempre abordado em uma reportagem e, posteriormente, colocado em pauta e discutido por seis especialistas e conhecedores da área. Os telespectadores também poderão participar por meio de perguntas via e-mail e telefone.
O "Opinião Nacional" terá uma hora e meia de duração e contará ainda com uma platéia vip, composta por cinco pessoas ligadas ao tema, que também poderão fazer perguntas. Direto dos estúdios da Radiobrás, em Brasília, o programa terá a participação gravada de algum especialista no assunto.
Para o próximo programa, no dia 9 de agosto, o tema escolhido para debate será "Reforma Política".






