Opinião: Entrevista chapa-branca marca bate-papo de Dilma no "Hoje em Dia"

Na última quinta-feira (29/09), Dilma Rousseff concedeu entrevista exclusiva para o "Hoje em Dia", direto de Brasília. Celso Zucatelli e Chris Flores comandaram o bate-papo em uma mesa de café da manhã.

Atualizado em 03/10/2011 às 18:10, por Fabio Maksymczuk.

Como já ocorreu em outros programas ("Mais Você" e "Hebe"), a entrevista enalteceu a figura da "presidenta".

Em um imenso bloco, que mais parecia propaganda oficial do governo, o programa da Record resgatou, pela enésima vez, a história de Dilma. Em um dado momento, o discurso da atração ressaltou que "na nova cena, Dilma é protagonista". Em outro, "ela inova na liderança... Desempenha com tranquilidade" em um enfoque dado por seu estilo discreto e gerencial. Nem Duda Mendonça seria capaz de realizar uma propaganda nesse estilo. "Os planos da presidenta para os idosos brasileiros". "Presidenta fala da farmácia popular". "Presidenta fala dos avanços na saúde pública". Mais parecia uma peça de propaganda política. A postura jornalística passou bem longe durante a entrevista chapa-branca.

Também enfatizaram a imagem de mulher guerreira. Mas quem é mulher guerreira de verdade? Para mim, é aquela que sustenta seus filhos, separada, sem o pai das crianças, moradora da periferia das grandes metrópoles e que precisa madrugar para pegar o transporte público às 4 da manhã para chegar ao serviço às 7 horas.

Do início ao fim, Zucatelli e Chris sorriam esfuziantes à frente das câmeras. Já Dilma passou um semblante abatido e cansado logo na manhã. Mesmo com o clima alto astral. Em determinados momentos, não fugiu do seu estilo de discurso que abrange informações técnicas.

Dilma navega, livre e solta em diversos programas da TV brasileira, com o objetivo claro de fortalecer a imagem de líder dos brasileiros. É triste constatar que parte da mídia perdeu o senso crítico, principalmente diante de sérias acusações que ocorrem no início de seu Governo.