Opinião: "Bom Dia Brasil" entra em nova fase com Chico Pinheiro
A Rede Globo promoveu recentemente mudanças no "Bom Dia Brasil" e "SPTV". Renato Machado, que emprestava seu charme ao telejornal matinal daemissora platinada, deixou o comando do noticiário, após 15 anos de trabalhos prestados.
A alteração deixou o "Bom Dia Brasil" com ar mais popular. O requinte de Machado foi substituído pelo tom mais informal de Pinheiro. Em grande parte do telejornal, os dois apresentadores ficam de pé ao lado de um telão que apresenta outros jornalistas.
Zileide Silva, de Brasília, informa sobre as últimas notícias que ocorrem em Brasília. Alexandre Garcia e Rodrigo Pimentel passam comentários sobre os acontecimentos que envolvem política, grandes temas e segurança. Os âncoras apenas passam as informações e não emitem seus pontos de vista sobre os fatos.
Chico e Renata praticamente dividem o comando do "Bom Dia Brasil" com Carla Vilhena que apresenta parte do noticiário direto do estúdio do "Bom Dia São Paulo", telejornal que antecede o "Bom Dia Brasil" para os paulistas. Na última semana, foi ao ar uma reportagem sobre motoristas que soltam a voz no transito caótico da metrópole. Carla aproveitou o clima e também cantou na bancada. É a tentativa clara de trazer mais informalidade.
O "SPTV - primeira edição" também adotou uma postura mais popular. Cesar Tralli apresenta o telejornal regional de pé. Tal postura já é adotada há algum tempo nos noticiários da Rede Record.
Todas as mudanças não provocaram alterações nos índices de audiência do "Bom Dia Brasil" e "SPTV". É apenas uma renovação com viés popular na imagem dos telejornais da Rede Globo.
Para ler as colunas anteriores, .






