Operadoras terão que oferecer informações padronizadas para consumidores

Norma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) entre em vigor nesta segunda-feira (10/11).

Atualizado em 10/11/2014 às 20:11, por Redação Portal IMPRENSA.

Entra em vigor nesta segunda-feira (10/11) uma nova diretriz da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Operadoras de TV, internet e telefonia deverão disponibilizar para seus clientes informações completas e padronizadas sobre seus serviços e produtos. O objetivo é permitir que o usuário compare com mais facilidade a oferta de cada empresa.
Crédito:divulgação Objetivo é permitir que o usuário compare com mais facilidade a oferta de cada empresa Segundo a Agência Estado, os dados deverão ser publicados nos sites de cada empresa, de forma gratuita. Além disso, as operadoras também deverão ampliar o prazo para que o histórico de reclamações, pedidos e solicitações seja apagado. Essas informações deverão ser armazenadas por três anos, em vez de dois. O registro dos últimos seis meses deverá estar disponível diretamente para o consumidor no site da prestadora.
As novas regras fazem parte do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC) que entrou em vigor em julho deste ano. Novas exigências serão feitas a partir de março e setembro de 2015.