Operação binacional desmantela quadrilha de roubo de informações via web
Operação binacional desmantela quadrilha de roubo de informações via web
Uma investigação conjunta entre os EUA e o Egito descobriu um sofisticado esquema de "phishing" responsável pelo roubo de mais de US$ 2 milhões desde 2007, segundo noticiou o diário The New York Times . O FBI (polícia federal norte-americana) estima que este seja o caso com mais réus na história dos cibercrimes.
Na última quarta-feira (7), só nos EUA foram presos 33 dos 52 acusados nos estados da Califórnia, Nevada e Carolina do Norte. Já a polícia do Egito busca 47 suspeitos indiciados.
A investigação, chamada de "Phish Phry", constatou que eram enviados e-mails fraudulentos que muito se aproximavam de comunicados bancários a partir do Egito, onde os criminosos virtuais obtiveram números e senhas de contas bancárias, entre outros dados de milhares de internautas.
Já a movimentação bancária das contas no Bank of America e Wells Fargo, dois dos maiores bancos do país, lugar para o qual o dinheiro roubado era remetido, ficou por conta dos norte-americanos. O líder da quadrilha, segundo o NYT , seria Kenneth Joseph Lucas, 25.
Phishing
O esquema de "phishing" consiste no uso de endereços fraudulentos para fazer com que pessoas revelem informações sigilosas, como dados bancários ou nome de usuário de contas na web.
A sugestão destes endereços geralmente ocorre por e-mails camuflados de comunicados oficiais de instituições vinculados ao internauta, o que aumenta as chances de seu computador ser infectado por programas que o tornão vulnerável à invasão por cibercriminosos.
Leia mais






