OpenAI anunciou investimento para "salvar" jornalismo local nos EUA

Dona do ChatGPT, a OpenAI anunciou ontem uma parceria com a AJP (American Journalism Project), entidade que apoia jornais locais dos Estados

Atualizado em 19/07/2023 às 15:07, por Redação Portal IMPRENSA.

Unidos.
CEO da AJP, Sarabeth Berman, afirmou que a parceria com a OpenAI pretende permitir que a inteligência artificial aprimore - e não ameace - o jornalismo.
A ideia é investir 5 milhões de dólares para financiar projetos que estimulem o uso de inteligência artificial (IA) no jornalismo americano, além de outros 5 milhões de dólares em créditos na empresa. Neste caso, o objetivo, segundo comunicado da empresa, é estabelecer linhas de diálogo com a indústria de notícias, a fim de desenvolver ferramentas que auxiliem as empresas jornalísticas. Crédito: Reprodução CEO da OpenAI, Sam Altman declarou que a iniciativa visa reconstruir o setor de notícias locais dos EUA e usar a inteligência artificial para aprimorar o trabalho dos jornalistas.
O anúncio foi feito em meio à desconfiança generalizada de que, ao ameaçar postos de trabalho e criar novas possibilidade para a produção e disseminação de desinformação, a inteligência artificial represente uma ameaça para empresas jornalísticas.
Especialistas e magnatas da mídia americana acreditam que o uso da IA só deixará de ser destrutivo para o jornalismo se a lei de direitos autorais for aplicada de forma rígida e de fato proteger a produção de conteúdo frente à nova tecnologia.