ONU recebe queixa de ministros do Mercosul sobre espionagem dos EUA
Os ministros de Relações Exteriores do Mercosul apresentaram nesta segunda-feira (5/8), ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, uma queixa oficial contra a espionagem praticada pelos EUA revelada por Edward Snowden.
De acordo com O Globo , os chanceleres Antônio Patriota (Brasil), Héctor Timerman (Argentina), Luis Almagro (Uruguai) e Elías Jaua (Venezuela) questionaram ainda o fechamento do espaço aéreo de países europeus ao avião do presidente boliviano, Evo Morales, no mês passado, quando houve a suspeita de que ele estivesse dando abrigo a Snowden após visita à Rússia.
Segundo Patriota, o secretário-geral da ONU foi receptivo à queixa do Mercosul e afirmou concordar com as críticas à espionagem praticada pelos EUA. Na próxima quarta (7/8), haverá um debate no Conselho de Segurança presidido por Cristina Kirchner, e será também uma ocasião para os ministros manifestarem a preocupação, disse o chanceler brasileiro.
Patriota afirmou que o Mercosul estuda propor, no âmbito da Assembleia Geral da ONU, sanções contra países culpados de espionagem. A iniciativa, no entanto, teria de passar pela análise do Conselho de Segurança, onde os EUA possuem poder de veto.
Leia também






