ONU pede que Venezuela suspenda pedido de prisão de dono da Globovisión

ONU pede que Venezuela suspenda pedido de prisão de dono da Globovisión

Atualizado em 18/06/2010 às 17:06, por Redação Portal IMPRENSA.

Reprodução
Guillermo Zuloaga

Na última quinta-feira (17), o relator especial de liberdade de expressão da Organização das Nações Unidas (ONU), Frank La Rue, pediu que as autoridades venezuelanas revoguem a ordem de prisão do presidente da rede de televisão Globovisión, Guillermo Zuloaga, que é acusado de cobrar juros excessivos em relações comerciais e por formação de quadrilha.

"Nenhum governo no mundo tem direito de silenciar as críticas ou a voz da oposição por meio de procedimentos penais", declarou La Rue que, na mesma ocasião, pediu permissão para visitar a Venezuela para avaliar "de maneira profunda a situação das liberdades de expressão e imprensa no país".

Diante das declarações do relator especial, o governo da Venezuela declarou que pedirá a destituição de La Rue ao secretário-geral da ONU. Na opinião do embaixador da Venezuela na ONU, essa não é a primeira vez que La Rue "faz uso indevido e abusivo de suas funções".

La Rue afirmou que o pedido de prisão de Zuloaga comprova "a deterioração contínua da liberdade de imprensa no país". O relator se mostrou preocupado com a possibilidade do pedido ter motivação política. As informações são de O Globo Online.

Leia mais