ONU pede que Governo da Itália derrube lei que limita divulgação de conteúdo de escutas
ONU pede que Governo da Itália derrube lei que limita divulgação de conteúdo de escutas
A Organização das Nações Unidas (ONU), por meio de sua divisão para liberdade de expressão e opinião, instou o Governo da Itália a derrubar a chamada Lei da Mordaça, que proíbe a publicação de conteúdo conseguido por meio de escutas telefônicas. O pedido recebeu o apoio da entidade Repórteres Sem Fronteiras (RSF).
O oficial responsável pela pasta da ONU, Frank La Rue, requisitou que o Governo do primeiro-ministro Silvio Berlusconi estabeleça um diálogo entre todas as partes afetadas pela lei para que "garanta que todos os questionamentos sejam levados em consideração".
A lei foi aprovada pelo Senado italiano no último dia dez de junho. Para ser aprovada definitivamente, precisa ser novamente discutida na câmara baixa do Parlamento e assinada por Berlusconi.
A RSF manifestou apoio ao posicionamento da ONU e reiterou a campanha para o arquivamento do projeto da Lei da Mordaça."Repetimos nosso apelo a todos os deputados da Assembleia Nacional da Itália para que rejeitem lei tão controversa e amplamente condenada por diversas organizações internacionais. É inconcebível, para um país que contribuiu para fundação da União Europeia, aprove uma lei claramente questionada pela comunidade internacional", avaliou a entidade.
"Os deputados têm a chance de provar que os interesses públicos de todos os italianos sempre estão acima dos interesses particulares de alguns", concluiu a organização.
Leia mais






