ONU encerra seu projeto de emissoras de rádio no Afeganistão

ONU encerra seu projeto de emissoras de rádio no Afeganistão

Atualizado em 11/01/2010 às 16:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Após seis anos, um projeto de rádio sem fins lucrativos no Afeganistão, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), será fechado.

As emissoras apoiadas pela iniciativa possuem linha editorial voltada às notícias humanitárias e eram fruto de um trabalho da IRIN, o serviço de notícias e análise da ONU que, em 2003, atuou ao lado de vinte rádios do país fornecendo-lhes treinamento e monitorando a produção dos programas.

Ben Parker , diretor do IRIN, explicou ao site britânico Journalis.co que a combinação de pressão orçamentária e a concorrência de outras rádios que tratavam de temas humanitários levaram a ONU a decidir pelo fechamento do projeto.

O projeto treinou quase cem jornalistas e estabeleceu uma rede de 25 correspondentes que cobriam 18 das 34 províncias afegãs.

Como parte da iniciativa, o projeto produziu mais de seiscentos programas na língua afegã e em phasto, língua nativa local. Os programas eram distribuídos às rádios parceiras.

A IRIN manterá apenas uma redação na capital Kabul. O serviço de notícias planeja pretende aumentar sua cobertura em outros países, como um programa diário de uma hora na língua somali sobre temas humanitários.

Leia mais