ONU aponta que 57% da população mundial não tem acesso à internet
Apesar do existente crescimento, ONU admite que meta não será atingida até 2020
A publicou na última segunda-feira (21/9) dados de uma pesquisa que alertam sobre o declínio no crescimento de pessoas com acesso à internet, mesmo com a rede tendo progredido de forma importante nos países em desenvolvimento nos últimos anos.
Segundo O Estado de S. Paulo , 84 milhões de brasileiros ainda não têm acesso à internet. Em todo o planeta, 57% da população continua offline, ou seja, cerca de 4 bilhões de pessoas. Espera-se que até o final do ano, 3,2 bilhões de pessoas já estejam conectadas à web.
A ONU conclui que, mesmo com o crescimento em número de pessoas que acessam a rede, o aumento porcentual caiu em relação a 2012. As taxas de expansão superavam a marca de 10%. Porém, atualmente não atingem os 7%. "O crescimento da internet está perdendo força", alertou Phillippa Biggs, autora do informe.
Os dados apresentados pela Comissão de Banda Larga pelo Desenvolvimento Digital, criada pela ONU, ressalta a disparidade entre países ricos e em desenvolvimento em relação ao acesso à internet.
Neste cenário, a ONU já admite que a meta estabelecida para incrementar o acesso de pessoas à rede terá de ser adiado. Em 2012, a perspectiva era de que 60% das residências teriam internet até 2015. Esta meta deverá ser atingida apenas em 2021.
Brasil
O estudo mostra uma "saturação" em relação aos países desenvolvidos, como a Islândia que tem 98% de taxa de usuários da rede, contra 96% da Noruega e Dinamarca. Em países pobres essa taxa cai para 35%. .
O Brasil aparece em uma posição intermediária no ranking. Com 57% da população com acesso à web ao final de 2014, o país aparece na 68ª colocação mundial. Em contrapartida, o país avançou de forma importante em relação à conexão pelo celular: 78% dos usuários contam com acesso rápido, o que coloca o Brasil na 27ª colocação no mundo
Leia também
-
-
-






