Ônibus com grupo de jornalistas é atacado por homens armados no Haiti

Ônibus com grupo de jornalistas é atacado por homens armados no Haiti

Atualizado em 27/10/2010 às 12:10, por Redação Portal IMPRENSA.

Um ônibus que transportava jornalistas haitianos, que iriam cobrir a campanha de um candidato presidencial, foi atacado na última segunda-feira (25) por homens armados. Segundo informações da Associated Press, o veículo foi alvejado pelo grupo e depois capotou. O motorista foi morto com um tiro na cabeça e um jornalista ficou ferido.

O ataque aconteceu em uma estrada entre as cidades de Gonaives e Cap Haitien. O ônibus levava sete profissionais de imprensa, que acompanhariam a campanha de Jacques Edouard Alexis.

Os assaltantes haviam descido de um carro e começaram a atirar em direção ao veículo onde estavam os jornalistas, e depois entraram no ônibus e roubaram os passageiros. O repórter da Televisão Nacional do Haiti, Jordan Richardson, declarou que os criminosos estavam armados com facões, revólveres e armas de fogo caseiras, e levaram dinheiro e um notebook dos passageiros.

Houve troca de tiros entre a polícia e os homens armados. Um deles morreu e três foram detidos pelas autoridades locais.

Esta não foi a primeira vez que profissionais de imprensa foram vítimas de violência no Haiti. Nesta semana, a Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou que abrirá investigação interna para apurar uma denúncia, feita pelo cinegrafista norte-americano Ansel Herz, que acusou um soldado que integra a missão de paz da ONU no país de ter apontado uma arma em sua direção, com o objetivo de intimidá-lo.

A infração, que aconteceu durante um protesto na capital Porto Príncipe, foi filmada por Herz e fotografada pelo haitiano Etant Dupain.

A ONU disse que solicitou as gravações do incidente ao cinegrafista e que o convidou a prestar depoimento sobre o caso.
Leia mais

-
-
-