ONG denuncia ataque contra televisão privada no Congo
ONG denuncia ataque contra televisão privada no Congo
ONG denuncia ataque contra televisão privada no Congo
A ONG congolesa Jornalistas em Perigo, que defende os direitos dos jornalistas, denunciou, na última segunda- feira (29), o ataque que aconteceu, no domingo (28) à noite, às instalações da rede de televisão privada Molière TV por oficiais da Polícia Nacional, informou a agência de notícias Panapress.
Através de um comunicado, a ONG indica que cerca de 12 policiais invadiram as instalações da TV e, depois de terem cortado a eletricidade, invadiram os estúdios e levaram o emissor, as câmeras, os microfones, as mesas de àudio e vídeo, fitas cassetes e DVDs, além de um gerador.
A Jornalistas em Perigo foi até o local do incidente na última segunda-feira (29) e constatou que tudo foi levado durante o ataque que resultou ainda na agressão, sob ameaça de armas, de dois cinegrafistas.
Até o momento não foram divulgados os motivos oficiais do ataque, mas a organização não-governamental lembra que, em Abril de 2008, a Molière TV foi suspensa durante 30 dias pela Alta Autoridade dos Mídias (HAM) - instância pública de regulação da imprensa - acusada de difundir regularmente programas que atentavam contra o pudor.
Segundo a ONG, este ataque acontece duas semanas após os estúdios da Global TV, uma outra cadeia de televisão privada, terem passado pelos mesmos problemas, com a invasão de policiais armados que levaram igualmente todo o seu material, reduzindo-se ao silêncio durante vários dias.
Face à multiplicação e à banalização destes atos de violência contra a imprensa, a ONG considera que um novo silêncio das autoridades políticas e judiciárias congolesas equivaleria a um prêmio à impunidade e uma garantia da violência do Estado contra a imprensa que perturba.
A Jornalistas em Perigo acionou o Procurador-Geral da República e o auditor-geral das Forças Armadas da RDC (FARDC) para que se abra um inquérito para identificar os autores e os mandantes do ataque armado contra as instalações da Molière TV.
Leia mais






