ONG acusa China de usar Jogos Olímpicos para aumentar repressão contra jornalistas

ONG acusa China de usar Jogos Olímpicos para aumentar repressão contra jornalistas

Atualizado em 29/07/2008 às 13:07, por Redação Portal IMPRENSA.

Nesta terça-feira (29), a China se defendeu das acusações da Anistia Internacional, que acusa o país de usar os Jogos Olímpicos para reforçar a repressão contra os defensores dos direitos humanos e expulsar cidadãos "indesejáveis" de Pequim.

Em um comunicado divulgado na última segunda-feira (28) em Hong Kong, a ONG declarou que "a repressão contra os defensores dos direitos humanos, os jornalistas e os advogados se intensificou devido à organização das Olimpíadas em Pequim".

No documento, a Anistia pede que a imprensa tenha "liberdade total" no evento. Segundo estatísticas do Clube da imprensa estrangeira da China, as autoridades impediram o trabalho de 230 repórteres e fotógrafos no país, 122 a mais que em 2007.

"As autoridades utilizaram os Jogos como pretexto para intensificar as medidas e as práticas existentes que levaram a violações freqüentes dos direitos humanos", considerou a AI. A ONG acredita que depois das Olimpíadas, "quando a comunidade internacional já não terá mais os olhos voltados para a China, as violações continuem ou até se intensifiquem".

As informações são da AFP

Leia mais