Onda de suicídios impede France Telecom de aumentar faturamento no quatro semestre

Onda de suicídios impede France Telecom de aumentar faturamento no quatro semestre

Atualizado em 29/10/2009 às 14:10, por Redação Portal IMPRENSA.

Nesta quinta-feira (29), a empresa de telecomunicações France Telecom anunciou que não terá melhora no faturamente no quarto trimestre deste ano, pois as medidas tomadas para melhorar o relacionamento entre a companhia e funcionários - após uma série de suicídios - podem custar até 1 bilhão de euros.

Os 25 suicídios cometidos por funcionários abalaram o valor de mercado da empresa. Segundo a agência de notícias Reuters, a France Telecom se viu obrigada a mudar seu quadro de executivos e congelar sua reestruturação até o fim do ano.

No terceiro trimestre, as vendas caíram 6,4%. Entre os motivos, estão a queda dos gastos dos consumidores, decisões regulatórias desfavoráveis e impactos cambiais. No entanto, a companhia manteve suas margens de lucro estáveis com a redução de investimentos em redes de comunicações.

Apesar de o diretor financeiro da France Telecom, Gervase Pellissier, ter afirmado que os suicídios não afetaram o faturamento da empresa, ele reconheceu que caso o grupo viesse a incorrer em aumento de custos, nas negociações em curso com os sindicatos, os números poderiam ser prejudicados.

"Se decidirmos oferecer uma opção de trabalho em tempo parcial para os funcionários mais velhos, isso poderia resultar em provisão nas nossas contas de 2009, mas teria efeito positivo em anos subsequentes," disse.

Leia mais