Ombudsman do iG comenta cancelamento do site de Paulo Henrique Amorim
Ombudsman do iG comenta cancelamento do site de Paulo Henrique Amorim
Mario Vitor Santos, ombudsman do iG, publicou na última terça-feira (18), às 20h59, no Blog do Ombudsman, o post "O iG rompe com o 'Conversa Afiada'", explicando que o leitor do iG foi surpreendido com a retirada do ar do site "Conversa Afiada", de Paulo Henrique Amorim.
O ombudsman afirmou que "oficialmente, a assessoria de imprensa informa que 'o contrato foi rescindido pelo iG e que todas as cláusulas rescisórias foram atendidas'. Diz o iG que vem fazendo uma reestruturação do portal, o que inclui 'a rescisão de contratos desvantajosos para a empresa'. Era o caso do site de Paulo Henrique Amorim, o qual, segundo o iG, não trazia 'receita nem audiência'".
Para Santos, que já criticou e elogiou o trabalho de Paulo Henrique Amorim no iG, é "estranho testemunhar a ruptura súbita, sem aviso anterior ou posterior aos leitores, afetando um site notoriamente controvertido".
Ele recebeu mensagens de internautas surpresos e confusos, que cobraram maiores explicações, indagando se a retirada do site era apenas um problema técnico que logo se resolveria. A favor de Amorim, Santos escreveu que "há o fato de ele defender opiniões únicas no panorama da grande mídia nacional". E contra ele, "o fato de que essas opiniões às vezes vinham acompanhadas de ataques pessoais desnecessários".
O ombudsman acha que opções empresariais que fazem parte das atividades de qualquer empresa não devem ser discutidas. Entretanto, "caberia um esclarecimento público e voluntário do portal sobre a ruptura com Amorim e sobre sua relação com temas sensíveis, como o processo de compra, pela Oi, da Brasil Telecom, proprietária deste iG. Amorim é crítico radical desta compra e tem atacado os que a defendem", completou.
Santos, que solicitou contato com Paulo Henrique Amorim para ouvir sua opinião, afirmou que "o iG e, de resto, todos os grandes veículos brasileiros, devem informar sobre si próprios com a transparência que cobram das outras instituições, e como fazem os melhores veículos da mídia internacional".
Nesta quarta-feira (19) às 13h16, o ombudsman do iG já havia recebido 53 e-mails a respeito do cancelamento do "Conversa Afiada", de leitores dizendo que esperavam encontrar, no mínimo, um aviso na página do portal avisando que o site não seria mais veiculado.
Alguns internautas alegaram que, sem uma explicação plausível, fica cada vez mais clara a tese de que há interesses político-empresariais por trás deste acontecimento. Muitos manifestaram "repúdio", "mágoa" e "insatisfação", questionaram se o blog era pouco acessado ou se as "críticas incomodaram poderosos".
Reclamaram também do fato do iG ter tirado todas as antigas colunas de Paulo Henrique Amorim do ar, tornando o conteúdo inacessível. Um leitor pergunta: "E o arquivo dos textos e áudio de entrevistas produzidas pelo site Conversa Afiada? O IG apagou tudo?"
Em muitos e-mailsrecebidos pelo ombudsman, leitores disseram que estavam se desvinculando do iG, deixando de ter um e-mail do portal, tirando o site dos "favoritos", para "nunca mais acessá-lo". Houve também muitas afirmações que a liberdade de imprensa só existe quando os donos do meio de comunicação assim o desejam.
Leia mais






