Ombudsman de jornal turco é demitido após fazer crítica sobre o papel da mídia no “NYT”
O jornalista turco Yavuz Baydar foi demitido pelo jornal "Sabah", no qual era ombudsman, depois de publicar um artigo no "New York Times" cr
O jornalista turco Yavuz Baydar foi demitido pelo jornal Sabah , no qual era ombudsman, depois de publicar um no New York Times criticando o papel da mídia durante os protestos no país nos dois últimos meses.
Crédito:Reprodução/Twitter Jornalista foi demitido por criticar a cobertura da imprensa durante protestos na TurquiaDe acordo com a Folha de S. Paulo , Baydar afirma que as manifestações mostraram "o papel vergonhoso dos conglomerados de mídia turcos ao subverterem a liberdade de imprensa".
Os protestos no país se tornaram um movimento contra o premiê, Recep Tayyip Erdogan. O jornalista menciona canais que escolheram transmitir documentários sobre pinguins e discussões sobre esquizofrenia em meio à convulsão no país.
"Alianças sujas entre governos e empresas de mídia e seus apertos de mão a portas fechadas prejudicam o papel dos jornalistas como observadores públicos e os impedem de fiscalizar conluios e abusos de poder", disse o jornalista no artigo publicado em 19 de julho.
Para ele, a falta de independência da mídia também afeta países como o Brasil, a Argentina e a Venezuela. Andrew Rosenthal, editor de Opinião do NYT , lamentou a decisão do Sabah - que é cliente dos serviços de notícias do NYT e está entre os cinco diários turcos de maior tiragem.
Leia também






