Ombudsman da Folha observa falha de apuração em matéria sobre corrupção em Furnas

Ombudsman da Folha observa falha de apuração em matéria sobre corrupção em Furnas

Atualizado em 01/07/2005 às 09:07, por Redação Portal Imprensa.

Marcelo Beraba, ombudsman da Folha de S. Paulo, comentou, em sua coluna diária na Folha On Line, que houve falha de apuração na matéria "Furnas faz caixa, diz Jefferson" publicada ontem (30/06) pelo jornal e no qual são levantadas suspeitas de corrupção na companhia estatal Furnas Centrais Elétricas.

Segundo Beraba "Como a entrevista foi feita na noite de terça-feira, o jornal teve tempo de sobra para ouvir a versão do governo e/ou buscar alguma evidência que comprovasse as acusações, além de procurar o diretor de Furnas". O jornalista completa dizendo que "Se não o fez, foi por estratégia editorial. Foi um erro, na minha opinião. O jornal tinha a obrigação de ouvir os envolvidos por Jefferson e enriqueceria o conteúdo jornalístico se não ficasse apenas no relato do deputado".

Na matéria analisada pelo ombudsman, Roberto Jefferson denuncia "um esquema de desvio de dinheiro a partir de Furnas Centrais Elétricas que lhe teria sido descrito pelo diretor de Engenharia da estatal, Dimas Toledo". As denúncias feitas pelo parlamentar culminaram com a abertura de inquérito para apurar o fato e o afastamento de três diretores da estatal: Dimas Fabiano Toledo (Planejamento, Engenharia e Construção), José Roberto Cesaroni Cury (Financeiro) e Rodrigo Botelho Campos (Gestão Corporativa).