OLP desmente jornal The Washington Times sobre criação de Estado palestino

OLP desmente jornal The Washington Times sobre criação de Estado palestino

Atualizado em 04/12/2008 às 15:12, por Redação Portal IMPRENSA.

OLP desmente jornal The Washington Times sobre criação de Estado palestino

A Organização para a Libertação da Palestina (OLP) divulgou uma nota nesta quinta-feira (4) desmentindo o jornal norte-americano The Washington Times , que divulgou a informação de que o grupo não estaria disposto a criar um Estado palestino na Faixa de Gaza e Jerusalém Oriental, fazendo-o apenas na região da Cisjordânia.

"Ao contrário da informação que surgiu nesse jornal americano, a OLP não aceitará nenhum acordo parcial ou soluções interinas, incluindo o estabelecimento de um Estado só na Cisjordânia", declarou o grupo na nota divulgada pela Unidade de Apoio às Negociações da organização.

Na última terça-feira (2), o The Washington Times afirmou que a OLP incluiria a região da Faixa de Gaza na criação do Estado palestino somente "se o grupo Hamas deixasse o controle" do território. Maen Rashid Areikat, coordenador-geral do Departamento de Negociações da OLP, disse em entrevista ao jornal que poderia haver um acordo com Israel sobre a fundação de um Estado palestino "mesmo antes de Hamas e OLP resolverem suas diferenças".

Segundo a agência de notícias Efe, a OLP explicou que "se mantém firmemente comprometida com a resolução do conflito palestino-israelense através de uma solução de dois Estados, assim como uma solução justa e estipulada para a situação dos refugiados, de acordo com a resolução 194 da Assembléia Geral das Nações Unidas". O grupo reiterou também que "um Estado palestino deve incluir Cisjordânia, Faixa de Gaza e Jerusalém Oriental como sua capital".

Leia mais