OLP desmente jornal The Washington Times sobre criação de Estado palestino
OLP desmente jornal The Washington Times sobre criação de Estado palestino
OLP desmente jornal The Washington Times sobre criação de Estado palestino
A Organização para a Libertação da Palestina (OLP) divulgou uma nota nesta quinta-feira (4) desmentindo o jornal norte-americano The Washington Times , que divulgou a informação de que o grupo não estaria disposto a criar um Estado palestino na Faixa de Gaza e Jerusalém Oriental, fazendo-o apenas na região da Cisjordânia.
"Ao contrário da informação que surgiu nesse jornal americano, a OLP não aceitará nenhum acordo parcial ou soluções interinas, incluindo o estabelecimento de um Estado só na Cisjordânia", declarou o grupo na nota divulgada pela Unidade de Apoio às Negociações da organização.
Na última terça-feira (2), o The Washington Times afirmou que a OLP incluiria a região da Faixa de Gaza na criação do Estado palestino somente "se o grupo Hamas deixasse o controle" do território. Maen Rashid Areikat, coordenador-geral do Departamento de Negociações da OLP, disse em entrevista ao jornal que poderia haver um acordo com Israel sobre a fundação de um Estado palestino "mesmo antes de Hamas e OLP resolverem suas diferenças".
Segundo a agência de notícias Efe, a OLP explicou que "se mantém firmemente comprometida com a resolução do conflito palestino-israelense através de uma solução de dois Estados, assim como uma solução justa e estipulada para a situação dos refugiados, de acordo com a resolução 194 da Assembléia Geral das Nações Unidas". O grupo reiterou também que "um Estado palestino deve incluir Cisjordânia, Faixa de Gaza e Jerusalém Oriental como sua capital".
Leia mais






