"Olimpíada é o maior desafio na carreira de um narrador", decreta Everaldo Marques
A quarta oficina da Maratona IMPRENSA de Comunicação (MIC), um evento com 12 horas de duração e que reunirá um time de profissionais para trocar e debater experiências, teve o narrador da ESPN Brasil, Everaldo Marques, como palestrante.
Recém chegado dos EUA, onde fez a cobertura das finais da NBA, o jornalista conversou com os participantes sobre os desafios da cobertura dos Jogos Olímpicos, que acontece em agosto, no Rio de Janeiro (RJ).
Crédito:Maíra Rosetti Everaldo Marques debateu a cobertura da Olimpíada no BrasilPara ele, a "Olimpíada é o maior desafio na carreira de um narrador", pois são "42 campeonatos diferentes dentro um único evento". "As regras, nomenclaturas, termos e ritmo de transmissão são diferentes, sem contar atletas são 12 mil atletas", disse.
Marques garante que é um desafio muito maior que uma Copa do Mundo, pois o profissional de imprensa vai trabalhar em mais de um evento por dia. "Na Copa, você narra só um jogo por dia e tem o dia todo para se preparar para aquela transmissão, na Olimpíada não, são várias narrações e de esportes diferentes no mesmo período".
"Na Olimpíada, você começa o dia narrando judô, descansa meia hora, aí volta e faz o vôlei, meia hora depois vai para o basquete. É muito desafiador por causa disso", comenta o jornalista.
Há um ano ele se prepara para a cobertura do evento. "Estou enlouquecendo estudando", garante. Além disso, acredita que a imprensa terá de fazer um esforço maior para atingir um público que não é acostumado com esportes, pois com o evento acontecendo no Brasil, essa parcela deve se interessar pela Olimpíada.
Acompanhe durante o dia toda a cobertura do MIC. Confira a lista de convidados:
Andrea Dip (Agência Pública) Bruno Paes Manso (Ponte Jornalismo)Leia também
--
-






