OFF Flip agrega e promove eventos gratuitos e manifestações literárias em Paraty

Entre 6 e 10 de julho, a cidade histórica de Paraty recebe a Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip, um dos principais eventos da área.

Atualizado em 01/07/2011 às 09:07, por Jéssica Oliveira*.

Paralelo ao grande evento, a cidade recebe a OFF Flip, que agrega diversos encontros literários e o prêmio OFF Flip de Literatura.
A OFF Flip nasceu em 2003, no mesmo ano da Flip. Apesar de complementares, são eventos paralelos e independentes. Cada um surgiu de uma forma e com propostas diferentes. "A OFF Flip surgiu pela necessidade de escoar uma quantidade de pessoas que queriam participar da Flip e desse momento de discussão de literatura. Autores que vinham do Brasil todo, iniciantes ou não, outras editoras, revistas... Existia uma demanda muito grande querendo estar agregada a Flip, que é um evento fechado", conta Lia Capovilla, jornalista e organizadora da OFF Flip
Tudo começou com um grupo de artistas locais. "Eles ficaram indignados por não estarem na programação da Flip e começaram a se perguntar: e a cultura local? E nós que trabalhamos aqui o ano todo? Foi aí que esse grupo sentiu a necessidade de se mostrar durante a Flip, também de forma organizada", conta Lia.
Nos dois primeiros anos, a OFF Flip aconteceu por movimentos espontâneos. No primeiro era um manifesto, um momento dos artistas se encontrarem e não tinha muito a ver com divulgação e com mídia. Já no segundo, uma promoter que organizou a programação no restaurante que trabalhava, ficou sabendo de outras movimentações que aconteciam na cidade, e incluiu na programação como sugestão. Assim, surgiu o formato de hoje da OFF Flip. "Essa promoter saiu e no terceiro ano, a OFF Flip, inclusive, não ia acontecer, eu fui chamada para continuar e entendi o que foi feito antes. Aaí pra frente fomos agregando mais programação e a OFF foi crescendo", lembra Lia, envolvida com o evento desde 2005.

OFF FLIP INDICA A programação da OFF Flip 2011 reúne 80 escritores que vão participar de encontros, debates, saraus, sessões de leitura e lançamentos de livros. Mas nada de espaços convencionais para isso. O evento acontece por toda a cidade: no centro histórico, em bares, praças, e vai além dos livros. Há também apresentações musicais, espetáculos de dança, exposições de artes plásticas, teatro de fantoches e contação de histórias. Mais de 90% da programação é gratuita.
Além de todas as atividades, o evento ainda agrega e indica outras atrações literárias que acontece em Paraty como o LID&: LITERATURA+IMPRENSA+DEBATE, um espaço de discussão das relações entre jornalismo e cultura. Em sua primeira edição, com realização de IMPRENSA Editorial, o LID aproveita a homenagem que a Flip fará ao escritor Oswald de Andrade, para recuperar o patrimônio do grande autor modernista que também teve papel de destaque no jornalismo
"É quase casa de mãe, mas não da Joana [risos]. Estamos sempre agregando e também tem grupos de poetas de vários estados do Brasil que nos procuram querendo estar aqui na época da festa literária, respirando literatura e mostrando seu trabalho", diz Lia.

LID&: Literatura+Imprensa+Debate Realização: IMPRENSA Editorial Data: 7 de julho de 2011 Local: Paraty (RJ)

*Com supervisão de Ana Ignacio