Ofensiva militar fecha três emissoras de rádio na Somália
Ofensiva militar fecha três emissoras de rádio na Somália
Ofensiva militar fecha três emissoras de rádio na Somália
As instalações das emissoras de rádio Shabelle, Simba e HornAfrik foram fechadas por tropas do Governo Federal de Transição da Somália, na cidade de Mogadíscio, capital do país.
Segundo o Sindicato Nacional de Jornalistas Somalis (Nusoj), os militares também agrediram o jornalista Abdiaziz Hussein Hassan, da Radio Simba, e detiveram temporariamente o diretor da Shabelle, Muktar Mohamed Hirabe.
"As forças do governo de transição tentaram atingir os meios de comunicação que dão tempo de antena à oposição. Esta movimentação contra determinados órgãos, que já estão funcionando em condições difíceis, é uma séria ameaça à sua existência", afirmou a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), condenando a ofensiva militar.
Relembrando que não há um governo estável na Somália desde que o presidente Mohammed Siad Barre foi deposto, em 1991, a RSF instou o executivo a possibilitar a reabertura das três estações, mostrando, desse modo, que o seu compromisso para com a liberdade de imprensa vai além de meras palavras.
As informações são do site dos Jornalistas Online.
Leia mais:






