Obra da Paulus argumenta sobre a necessidade de consolidação da comunicação pública

Obra da Paulus argumenta sobre a necessidade de consolidação da comunicação pública

Atualizado em 26/06/2009 às 17:06, por Redação Portal IMPRENSA.

A dependência da sociedade brasileira dos modelos comerciais de radiodifusão gerou, ao longo dos anos, uma certa alienação das pessoas em relação aos benefícios proporcionados pela comunicação pública, visivelmente criticada com o recente surgimento da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), criada em 2007 pelo governo federal.

Com a proposta de analisar essa problemática e apresentar modelos que tiveram relativo sucesso em outros países, a Paulus lança "Sistemas públicos de comunicação no mundo - Experiências de doze países e o caso brasileiro", produzido pelo Intervozes (Coletivo Brasil de Comunicação Social).

A obra foi escrita por quatro autores: Diogo Moyses Rodrigues, Flávia Azevedo, Jonas Chagas Lúcio Valente e Sivaldo Pereira da Silva mostram as concepções e abordagens conceituais sobre essa temática e explicam o sistema público de comunicação na Alemanha, na Austrália, no Canadá, na Colômbia, na Espanha, nos Estados Unidos, na França, na Itália, no Japão, em Portugal, no Reino Unido, na Venezuela e no Brasil.

Para proporcionar um estudo profundo e coerente, os autores abordam a estrutura, o financiamento, o conteúdo, a programação, entre outros elementos que caracterizam esse sistema. Com esse material, é possível despertar no leitor uma formação crítica a respeito dos problemas e das perspectivas acerca dessas experiências.

Diogo Moyses, coordenador do Centro de Referência para o Direito à Comunicação, afirma que o livro "possui como objetivo contribuir para suprir a ausência de referências que orientem o trabalho de organizações, ativistas e intelectuais que acreditam ser a constituição de um sistema público vigoroso um dos passos imprescindíveis para o fortalecimento de nossa democracia".

Além disso, os autores querem fomentar a discussão para que o debate não seja esquecido. Do contrário, o atraso do Brasil em relação ao seu sistema público de comunicação tende a se acentuar.

"Sistemas públicos de comunicação no mundo - Experiências de doze países e o caso brasileiro" faz parte da coleção Comunicação, tradicional série da Paulus que reúne mais de trinta obras que colaboram com os estudos e as discussões dessa área.

Com 336 páginas, a obra custa R$ 25,00.