"Obamamania" nas eleições brasileiras é destaque em jornal britânico

"Obamamania" nas eleições brasileiras é destaque em jornal britânico

Atualizado em 15/09/2008 às 09:09, por Redação Portal IMPRENSA.

A edição desta segunda-feira (15) do jornal britânico The Guardian traz uma matéria intitulada "Agora para os Barack Obamas do Brasil - todos os seis", em que o periódico destaca o fato de que nas eleições municipais brasilieras pelo menos seis candidatos adotaram o nome de Barack Obama, candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, para disputar a corrida eleitoral, com a intenção de obter alguma vantagem sobre os concorrentes.

"Bem-vindos à Obamamania, estilo brasileiro", diz o texto. "Poucos países receberam a idéia de um primeiro presidente negro nos EUA de forma tão entusiasmada quanto o Brasil - país com uma das maiores populações de afrodescendentes na Terra, mas onde os negros ainda são minoria na política", relata a reportagem, conforme informações da BBC.

Como parte da simpatia por Obama no Brasil, o jornal cita ainda que camisetas estampadas com o rosto do candidato estão por toda parte e o senador de Illinois é assunto freqüente em programas de televisão e colunas de jornais do país.

O periódico entrevistou o carioca Cláudio Henrique dos Anjos, candidato a prefeito de Belford Roxo, no Estado do Rio de Janeiro, que adotou o nome de Barack Obama para disputar as eleições.

"Como o ilustre parceiro americano, que tem familiares no Quênia, o Obama brasileiro também tem um pé na África. Seu avô era descendente de escravos", diz o texto.

Segundo a matéria, o brasileiro busca inspiração no candidato democrata para seus discursos e trata dos mesmos temas como "renovação, mudança e transformação da cidade".

O periódico afirma ainda que, apesar das semelhanças, os dois Obamas ainda não se conheceram. No entanto, a reportagem afirma que Cláudio Henrique dos Anjos já afirmou que, caso seja eleito, irá convidar o verdadeiro Barack Obama para jantar em Belford Roxo.

"Seria ótimo se ele pudesse vir e ver nossa realidade", disse o brasileiro ao jornal.

Leia mais