Obama rebate repórter da GloboNews e diz que EUA consideram Brasil uma "potência global"

Jornalista Sandra Coutinho questionou Dilma sobre visão dos EUA sobre o Brasil

Atualizado em 01/07/2015 às 09:07, por Redação Portal IMPRENSA.

A repórter Sandra Coutinho, do canal GloboNews, foi contestada pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante a coletiva de imprensa concedida por ele e a presidente na última terça-feira (30/6), na Casa Branca. Crédito:Reprodução Obama rebateu repórter e disse que Brasil é "potência global"
A jornalista havia feito uma pergunta a Obama e, em seguida, questionou Dilma: "O Brasil se vê como um ator global e liderança no cenário mundial, mas os EUA nos veem como uma potência regional. Como você concilia essas duas visões?.”
Após a pergunta, o presidente americano interveio. “Responderei em parte a pergunta que você acabou de fazer à presidente. Não enxergamos o Brasil como uma potência regional, mas como uma potência global”, rebateu.
Obama disse ainda que o Brasil é uma economia importante e que a relação entre ambos será decisiva durante as negociações da Conferência do Clima, agendada para o final do ano em Paris. Também afirmou que os EUA “não atingirão sucesso” em temas como saúde global e contenção do terrorismo sem a ajuda brasileira. “Todos os países importantes precisam estar envolvidos nesse processo, e nós consideramos o Brasil um parceiro indispensável nesses esforços”, completou.
Assista ao vídeo (a pergunta da repórter se inicia em 1:04:00):