Obama pede libertação de jornalistas detidos no Egito e revela preocupação com a censura

Presidente abordou o assunto em reunião paralela à Assembleia Geral da ONU

Atualizado em 26/09/2014 às 10:09, por Redação Portal IMPRENSA.

Na última quinta-feira (25/9), o presidente dos Estados Unidos Barack Obama solicitou a libertação dos jornalistas presos no Egito e expressou sua preocupação com a censura política no país durante seu primeiro encontro com o presidente egípcio Abdel Fatah al-Sissi.


Crédito:Agência Brasil Presidente americano defendeu libertação de jornalistas detidos no Egito
De acordo com a AFP, o conselheiro adjunto de Segurança Nacional dos EUA, Ben Rhodes, informou que Obama abordou o assunto em uma reunião paralela à Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em Nova York.
Segundo Rhodes, durante o diálogo, o presidente americano destacou os direitos humanos, em especial liberdade a imprensa e de expressão. "O presidente expressou seu ponto de vista e considerou que esses jornalistas deveriam ser libertados", acrescentou.
Em junho deste ano, um tribunal egípcio condenou três jornalistas de sete a dez anos de prisão por apoiar o movimento Irmandade Muçulmana. Ao todo, 16 egípcios foram incriminados por supostamente pertencerem ao grupo e tentarem prejudicar a imagem do país. Outros quatro estrangeiros foram detidos sob a acusação de difundir "notícias falsas".

Os presidentes também discutiram sobre os ataques aéreos no Iraque e na Síria, realizados pelos Estados Unidos e por seus aliados para combater Estado Islâmico (EI), bem como a luta contra o terrorismo.