Obama inaugura serviço online de debates com internautas

Obama inaugura serviço online de debates com internautas

Atualizado em 26/03/2009 às 16:03, por Eduardo Neco/Redação Portal IMPRENSA.

Por

Nesta quinta-feira (26), a Casa Branca inaugurou o serviço online no qual os internautas enviam perguntas, em texto ou vídeo, que podem ser respondidas pelo presidente dos EUA, Barack Obama.

Antes de inaugurar a sabatina, Obama disse que o novo sistema é o cumprimento de uma promessa de campanha. "Eu prometi abrir a Casa Branca a vocês e é isso que estou fazendo", lembrou.

Além enviar suas perguntas, os internautas podem participar da seleção das mais populares. As escolhidas pelo público serão respondidas pelo presidente. Desde a última terça-feira (24), a comunidade responsável pela triagem das questões feitas ao presidente, recebeu 104.127 perguntas de 35.925 pessoas.

Segundo informa o Portal UOL, essa não é a primeira iniciativa de Barack Obama em sua luta pela aproximação dos norte-americanos com a Casa Branca através dos meios digitais. Ao assumir, inaugurou páginas de interação do governo como o , além de uma . A secretária de Estado norte-americano, Hillary Clinton, também participa do novo projeto de interação. Todas as suas viagens podem ser acompanhadas por um mapa interativo no site do governo dos EUA.

O presidente Lula e a Internet

Em sua primeira coletiva de imprensa oficial, 850 dias após sua posse, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, contrariando as expectativas da imprensa nacional, vetou a participação de veículos de Internet, cujos repórteres sequer puderam participar do sorteio que selecionaria os 14 jornalistas que fariam perguntas a ele.

Leia mais