Obama escolhe TV árabe para primeira entrevista como presidente dos EUA

Obama escolhe TV árabe para primeira entrevista como presidente dos EUA

Atualizado em 27/01/2009 às 20:01, por Redação Portal IMPRENSA.

O democrata Barack Obama escolheu uma rede de TV árabe para dar sua primeira entrevista como presidente dos EUA. O objetivo é contornar impasses diplomáticos gerados pela administração de George W. Bush. Em entrevista à Al-Arabiya, de Dubai, Obama admitiu que os Estados Unidos cometeram falhas nas relações exteriores, mas afirmou que a intenção é ter uma aproximação mais diplomática em relação à administração anterior.

O presidente norte-americano gravou a entrevista na última segunda-feira (26), enquanto seu enviado ao Oriente Médio, o ex-senador George Mitchell, embarcou em uma viagem de oito dias à região. Segundo informou o jornal O Estado de S.Paulo , o objetivo da visita do governista dos EUA é apaziguar o conflito existente entre israelenses e palestinos na Faixa de Gaza.

"Eu disse a ele para começar escutando. Muitas vezes, os Estados Unidos começam dando ordens, mas não sabemos todos os fatores envolvidos. Então, vamos ouvir. Ele vai falar com todas as grandes partes envolvidas e me dar um retorno para que possamos formular uma resposta específico", disse Obama à Al-arabiya, justificando que ordenou a Mitchell que analisasse o conflito antes de os EUA tomar uma decisão.

Na entrevista Obama ainda fez críticas ao conflito entre israelenses e palestinos. O presidente, mesmo ao ressaltar a intenção de ter Israel como aliado, disse que o embate em Gaza não levará a "prosperidade e segurança" à população local.