Obama defende papel da imprensa em última coletiva como presidente

O presidente americano Barack Obama concedeu, na última quarta-feira (18/1), a última entrevista coletiva como presidente dos Estados Unidose ressaltou a importância da imprensa livre.

Atualizado em 19/01/2017 às 09:01, por Redação Portal IMPRENSA.


Crédito:Divulgação
Segundo o "Jornal Nacional", antes de responder às perguntas dos jornalistas, Obama, que apareceu pela última vez na sala de imprensa da Casa Branca, afirmou que a liberdade da mídia é essencial para a democracia.
“Não gostei de todas as reportagens que vocês publicaram, mas a função de vocês é investigar, cobrar, fazer perguntas duras. A democracia não funciona sem cidadãos bem informados”, declarou.
Obama também comentou sobre a comutação da pena da analista de informações Chelsea Manning, ex-militar do Exército que cumpria pena de 35 anos de prisão desde 2013 por ter vazado para o site Wikileaks informações sobre a segurança nacional dos Estados Unidos.
Após a medida, Chelsea deve ser libertada em 17 de maio. Os críticos à decisão do presidente acreditam que ela estimulará que outras pessoas vazem informações relevantes do país. "Eu me sinto muito confortável porque a justiça foi feita", frisou.