Obama atua como comentarista durante partida de basquete

Obama atua como comentarista durante partida de basquete

Atualizado em 01/02/2010 às 14:02, por Redação Portal IMPRENSA.

O presidente dos EUA, Barack Hussein Obama, atuou como comentarista durante alguns instantes quando assistia a uma de basquete da Liga Universitária dos EUA, em Washington, no último sábado (30).

Reprodução
Barack Obama

Obama assistia à partida acompanhado de seu vice-presidente, Joe Biden, quando foi convidado a comparecer a mesa de transmissão da rede norte-americana CBS, segundo informa o portal G1.

Durante aproximadamente sete minutos, Obama comentou a atuação dos dois times e respondeu a perguntas dos jornalistas da emissora.

Obama, declarado fã e jogador de basquete, disse que, depois de ser eleito, não conseguiu assistir a uma partida completa, mas que em 2010 pretende comparecer pelo menos a uma final.

"Eu me esqueci que ele era negro"

No sábado, Obama parecia alheio à polêmica causada por um comentário de caráter racial de um apresentador da rede MSNBC.

Na última quarta-feira (27), após o discurso do Estado da União, cerimônia em que o presidente faz um "balanço" de sua administração, o apresentador Chris Matthews, considerado um comentarista liberal, declarou que Obama era "pós-racial". "Eu me esqueci que ele era negro ontem à noite durante uma hora. Ele percorreu um longo caminho para ser líder deste país e passou por tantos fatos históricos em um período de apenas um ou dois anos. (O fato de ser negro) é algo que (agora) não pensamos a respeito", afirmou, segundo informa a agência de notícias AP.

Mesmo que a intenção do comentário tenha sido enaltecer Obama, em poucos minutos a frase de Matthews foi incessantemente twiitada e reproduzida por outras redes sociais.

Cerca de uma hora e meia depois, o apresentador voltou ao ar para explicar sua intenção. "Tenho muito orgulho do que disse e espero que as pessoas tenham entendido da maneira correta", afirmou acrescentando que nascera em uma região conflituosa em relação a questões raciais.

"E por isso me sinto maravilhado esta noite, quase em epifania. Considero que ele (Obama) teve uma atuação maravilhosa, que ele levou nossas políticas para além das questões raciais", observou.

Leia mais