OAB rechaça opinião de advogado que é a favor da expulsão da Globo em protestos no RJ

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro (OAB-RJ), Felipe Santa Cruz, emitiu nota oficial na tarde da última quarta-feira (3/7) em resposta à declaração de André Barros, representante da entidade, de que os manifestantes tinham direito de expulsar a equipe da TV Globo de local de protestos, no último domingo (30/6), na capital fluminense.

Atualizado em 04/07/2013 às 12:07, por Redação Portal IMPRENSA.



Segundo o Terra, Santa Cruz ressalta que a OAB "respeita - e, sobretudo, defende - a liberdade plena e irrestrita de imprensa" e que as opiniões de Barros "não refletem, em hipótese nenhuma, a posição institucional da Ordem", já que elas são particulares.

Acompanhando a convite da Polícia Militar aos protestos realizados no domingo, Barros disse que as pessoas “têm o direito a se manifestar contra a mídia. A mídia mente sobre as manifestações. Ela também precisa fazer uma autocrítica, a revolta é contra o sistema". E acrescentou: "Eles não podem agredir, mas podem expulsar, sim".

Durante o protesto, repórteres da TV Globo tiveram de deixar a cobertura, além de um carro da emissora, mesmo descaracterizado, ter sido chutado por algumas pessoas. Outros jornalistas que trabalhavam no ato foram ameaçados por manifestantes.

A OAB-RJ ainda não decidiu se Barros será afastado da Comissão ou receber algum tipo de punição por parte da entidade. Ele deve ser ouvido por Santa Cruz.