O RP no Dia do Jornalista

O RP no Dia do Jornalista

Atualizado em 07/04/2011 às 14:04, por Nelson Varón Cadena.

O RP no Dia do Jornalista

Hoje é o Dia do Corretor e do Médico Legista, não sei se os profissionais do setor comemoram a contento. Provavelmente sim. Mas hoje é também o Dia do Jornalista, uma data que com certeza não tem maior ressonância entre os profissionais da área. Assista o noticiário da TV ou se preferir leia as revistas da semana, ou os jornais do dia; confira a ausência de noticiário alusivo e assim terá a verdadeira dimensão desta data entre a categoria: nenhuma. O Dia do Jornalista não existe para os profissionais de imprensa e muito menos para as empresas jornalísticas. Não fosse as redes sociais e os profissionais de relações públicas e a data de fato não teria o menor significado.
O Dia do Jornalista foi instituído pela Associação Brasileira de Imprensa como referência da data de fundação da entidade (07/04/1908) e ao mesmo tempo da data da abdicação do trono de Dom Pedro I (07/04/1831) em favor de seu filho, como conseqüência de um tsunami político que teve como epicentro o assassinato de Líbero Badaró, redator do "Observador Constitucional". Solicitação da ABI referendada pelo Presidente Getúlio Vargas na sua política de morde e assopra com a imprensa: de um lado perseguia e encarcerava jornalistas, do outro agradava a entidade que os representava.
Com a perda de representatividade da ABI, a partir da década de 60, que era de fato quem promovia jantares comemorativos, premiações, festas e publicava registros fotográficos do evento nos grandes jornais, a data perdeu a sua referência. E se não deixou de existir de fato se deve aos profissionais de relações públicas que a resgataram em ações promocionais para seus clientes. No sete de abril as empresas de comunicação empresarial hoje coordenam ações de relacionamento que incluem performances nas redações e a distribuição de presentes, mimos, emails-marketing, entre os profissionais da área. Não deixa de ser um paradoxo: O RP dando sobrevida ao Dia do Jornalista.
Apesar de tudo o Dia do Jornalista ganhou uma energia adicional nos últimos dois anos que tende a fortalecer a data : as redes sociais. Os profissionais da área vão lembrar a data no twitter e curtir no facebook e de uma ou de outra forma aquilo que no passado era solenidade institucional para um posicionamento junto à elite, torna-se uma referência pessoal: o orgulho de exercer a profissão.