“O Professor IMPRENSA tem contribuído para estimular o empenho pela melhoria dos cursos”, afirma Janayna Ávila

IMPRENSA conversou com Cristina Mascarenhas, Janayna Ávila, Kérley Winques e Zanei Barcellos, finalistas do Professor IMPRENSA

Atualizado em 31/10/2018 às 12:10, por Gisele Sotto e  em colaboração.

Professora da UFAL - Universidade Federal de Alagoas, Janayna Ávila coordena também o Labium Imagem, agência de imagens que funciona como projeto de extensão e veículo laboratorial. Ela recebeu o reconhecimento pelo Professor IMPRENSA na categoria como um estímulo muito importante. “Sobretudo no momento atual, em que as universidades públicas vêm sofrendo diante de sucessivos cortes orçamentários. Considero o veículo laboratório como parte essencial do processo de aprendizagem do corpo discente, ainda mais em se tratando de jornalismo”.
E destaca um papel fundamental do Professor IMPRENSA, “que tem contribuído de forma sensível para estimular esse empenho pela melhoria dos cursos”.
Crédito:Fotos Divulgação Cristina Mascarenhas, Janayna Ávila, Kérley Winques e Zanei Barcellos, finalistas do Professor IMPRENSA

Zanei Barcellos, professor coordenador do Campus Online, jornal-laboratório da UnB - Universidade de Brasília, ficou surpreso e honrado com a indicação pelo Professor IMPRENSA, mas fez questão de frisar que o mérito não é seu apenas. “Para nós, a homenagem não é exclusiva ao professor coordenador, mas a toda a equipe responsável pelo jornal, o 5º período de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UnB). Isto porque o trabalho é coletivo com efetiva participação de todos os alunos nas decisões. No processo, o professor atua em igualdade com os alunos”, esclarece Zanei, como representante de toda a equipe do jornal.
Aliada à visibilidade que a premiação proporciona, a equipe do Campus Online ressalta que esse reconhecimento se estende a todos os professores e alunos que já projetaram e produziram o jornal-laboratório. “Já que o jornal atual é a evolução de versões anteriores. Da mesma forma, representa homenagear todos os professores e alunos do Jornalismo da UnB dos últimos 50 anos porque o Campus Online descende, carrega o nome e tradição do jornal laboratório impresso mais antigo do Brasil em atividade, prestes a completar meio século”.
Kérley Winques ficou emocionada com o fato do reconhecimento pelo Professor IMPRENSA partir dos alunos. Um dos depoimentos deixados em sua homenagem a fez perceber a importância dos educadores na atualidade. “Acho que o que mais me tocou foi o depoimento de um dos alunos, a forma como ele escreveu e contou a minha história mostra que nós educadores temos um papel fundamental no período vivido pelo Jornalismo e pela Comunicação no cenário brasileiro”, esclarece a finalista da categoria .
Docente na Faculdade Bom Jesus/IELUSC, em Santa Catarina, Kérley comenta que homenagens como esta só reforçam que “todo o esforço investido no tempo de preparar as aulas e no tempo das viagens até Joinville vale muito a pena”.
Cristina Mascarenhas Santos, professora na FSBA - Faculdade Social da Bahia, também ficou muito feliz com o carinho e reconhecimento dos seus alunos, ainda mais por ter sido indicada na categoria , já que, entre as atividades da docência, considera a orientação uma de suas preferidas.
“É um momento em que a troca com o estudante ocorre de forma mais intensa e você pode acompanhar mais de perto a evolução dele, as dificuldades, as descobertas e até mesmo os sonhos e ajudá-lo a dar passos precisos no caminho da realização desses sonhos”, declara Cristina. Para ela, o reconhecimento pelo Professor IMPRENSA é um retorno de que está no caminho certo.
Sobre o projeto
Promovido pelo Portal IMPRENSA, o Professor IMPRENSA reconhece os docentes que constroem o futuro da comunicação no Brasil por meio de seus alunos.
É o único título que o professor de comunicação recebe que leva em conta o relacionamento, a confiança e parceria no processo de aprendizagem profissional. Apontamos nesta homenagem a diferença que o professor faz na vida acadêmica e profissional dos estudantes. Esta edição conta com o apoio da Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, da Jeduca – Associação de Jornalistas de Educação, e da ABEJ - Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo.
Conheça os professores mais indicados nas cinco regiões do Brasil. A etapa de votação popular segue até o dia 14 de novembro. Para prestigiar os professores com seu voto, é só acessar o .