O mundo passa por aqui

O mundo passa por aqui

Atualizado em 08/01/2009 às 20:01, por Toninho Spessoto.

Crise? Falta de dinheiro? Quebradeira planetária de grandes corporações? Não é o que parece, pelo menos no que diz respeito ao show business. A exemplo do que ocorreu em 2008, quando tivemos por aqui a presença de nomes do quilate de Madonna , Duran Duran , Kylie Minogue , R.E.M . e Charles Aznavour , apenas para citar alguns, o novo ano será igualmente pródigo em termos de espetáculos com grandes nomes da música internacional no Brasil. Claro que esses acordos foram fechados com enorme antecedência e que os cachês já estão pagos. Malandro é malandro, mané é mané. É ou não é?

O time é de primeira. Senão, vejamos:

Elton John - o craque do pop inglês estará se apresentando em São Paulo ( Arena Skol Anhembi em 17 de janeiro) e Rio (dois dias depois, na Praça da Apoteose ). Os dois espetáculos terão abertura de James Blunt , que por sua vez fará também shows solo em Porto Alegre (27 de janeiro no Pepsi On Stage ) e São Paulo (dia 29, Via Funchal )

Divulgação
Elton John

Alanis Morissette - a cantora e compositora canadense correrá onze cidades brasileiras entre 21 de janeiro e 10 de fevereiro, com direito até a apresentação no Festival de Verão de Salvador. Mais inusitado, impossível... Os shows serão em Manaus (21 de janeiro no Studio 5 ), Brasília (23/1 no Ginásio Nilson Nelson ), Fortaleza (24/1 no Siará Hall ), Teresina (28/1 no Atlantic City Club ), Recife (30/1 no Chevrolet Hall ), Salvador (31/1 no Festival de Verão ), São Paulo (3/2 na Via Funchal ), Rio de Janeiro (4/2 na HSBC Arena ), Belo Horizonte (5/2 no Chevrolet Hall ), Florianópolis (7/2 no Pachá ) e Porto Alegre (10/2 no Pepsi on Stage )

Orishas - a banda cubana que mescla reggae e hip hop, uma das mais populares do segmento latino, estará em São Paulo no dia 27 de janeiro ( Via Funchal )

Damien Rice - O cantor e compositor irlandês que se tornou conhecido em todo o mundo com a canção The Blower's Daughter fará show na capital paulista em 30 de janeiro (Citibank Hall)

Simply Red - O grupo, sempre sob a liderança do cantor Mick Hucknall (que é dono da marca) terá apresentações em São Paulo nos dias 3 e 4 de março ( Credicard Hall )

Iron Maiden - A banda inglesa, ícone do heavy metal clássico, fará concertos no Brasil em março, passando por Manaus ( Sambódromo , dia 12), Rio de Janeiro ( Praça da Apoteose , 14), São Paulo ( Autódromo de Interlagos , 15), Recife ( Estádio Municipal , 18) e Brasília ( Brasília Camping , 19).

Radiohead - Preferida de dez entre dez roqueiros 'alternativos' - a geração que jura por tudo quanto é mais sagrado que o rock nasceu com o álbum preto do Metallica e nunca ouviu falar em Chuck Berry , Little Richard e Jerry Lee Lewis -, a banda inglesa liderada pelo cantor e compositor Thom Yorke estará no Rio ( Praça da Apoteose , 20 de março) e São Paulo ( Chácara do Jockey Club , dois dias depois). Ironia suprema: os shows serão abertos pelos pais do experimentalismo eletrônico, os geniais alemães do Kraftverk . Não deveria ser o contrário?

Divulgação
Radiohead

Coldplay - Atual darling das moçoilas descoladas e dos moçoilos neoromânticos, o grupo inglês que tem Chris Martin como vocalista será atração no Rio em 28 de março ( HSBC Arena )

Burt Bacharach - O maestro, arranjador e compositor norte-americano fará concertos com sua orquestra em abril nas cidades de Curitiba ( Teatro Positivo , dia 11), Porto Alegre ( Teatro do Sesi , 13), São Paulo ( Via Funchal , 15 e 16) e Rio de Janeiro ( Vivo Rio , 18).

Motörhead - Dinossauros ingleses do metal, estarão em 18 de abril na capital paulista ( Via Funchal )

E certamente teremos a visita dos 'brasileiros honorários' Dionne Warwick , Billy Paul e Gloria Gaynor . Aliás, eles passam mais tempo no Brasil que nosso Presidente...

No segundo semestre acontecerão o Tim Festival e o Planeta Terra. Uma das atrações cogitadas para o primeiro é a inglesa Amy Winehouse . Isto é, se ela sobreviver até lá, claro... E existe também a possibilidade de Sir James Paul McCartney passar por aqui com aquela que ele anuncia ser sua última turnê mundial.

Divulgação
Amy Winehouse

Boas opções, portanto, não faltam.

Crise? Falta de dinheiro? Quebradeira planetária de grandes corporações?
Decididamente - pelo menos no campo das sete notas musicais - o Brasil está em outro mundo... Como dia a velha valsinha comemorativa, 'muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender!'

Viva 2009!