O jornalista deficiente visual Assis Ângelo homenageia os 500 anos do nascimento de Camões
A adaptação que dá origem ao livro de poesia “A Fabulosa Viagem de Vasco da Gama” foi criada pelo jornalista e pesquisador cultural Assis Ângelo, pessoa com deficiência visual total e será lançada em formato braille, com distribuição gratuita para bibliotecas e entidades para pessoas com deficiência visual e baixa visão.
O lançamento, que acontecerá dia 02 de agosto, sexta-feira, sediado na Biblioteca do Memorial da América Latina, correalizador do projeto, será um evento multimídia com a exposição do livro e das imagens que ilustram a publicação, leitura dramática do texto, mesa redonda com autor Assis Ângelo e especialistas em Camões e ainda uma mostra paralela de livros do Acervo do Memorial com publicações de autores portugueses.
Com inicio às 17h, a mesa redonda “Camões: Tempo e História” terá a participação de José Manuel Diogo, do Prof. Rodrigo Monteferrante Ricupero e a Profa. Vera Lucia Amaral Fertini, seguida por leitura dramática e pela mesa redonda “ Processo Criativo e os Caminhos da Língua Portuguesa” com o autor, Assis Ângelo, e o jornalista Eduardo Rascov, da Fundação do Memorial da América Latina.
A exposição do livro e das gravuras existentes na obra seguirão de 03 a 10 de agosto na biblioteca em horário comercial.
Adaptação com linguagem simples e direta
A mais famosa obra da literatura portuguesa, “Os Lusíadas”, conta a saga do navegador português Vasco da Gama a caminho das Índias. Inspirada na Odisseia, de Homero, o livro, tem como personagens deuses greco-romanos que a todo momento tentam intervir na viagem do herói português e de seus marinheiros, colocando monstros e tentações em seus caminhos.
Buscando democratizar essa obra clássica, Assis Ângelo adaptou o livro para uma linguagem mais simples e direta, de fácil compreensão, substituindo o esquema rítmico original de decassílabos por sextilhas, forma comumente empregada por artistas do repente e cordelistas. Não é de se estranhar, então, que o autor tenha acrescido personagens à sua obra, mais especificamente, dois cantadores, que não somente exaltam a Vasco da Gama e sua aventura, como a Camões, o autor de “Os Lusíadas”.
De acordo com a sócia-diretora da Casa de Conteúdo, Sylvia Jardim é justamente nessa busca por reduzir as barreiras linguísticas que foram sendo criadas em torno da obra-prima de Camões, que reside o ineditismo da obra “A Fabulosa Viagem de Vasco da Gama”. "Ao longo da história, muitos recriaram 'Os Lusíadas', mas não se tem notícia de nenhum registro de adaptação livre que, ao mesmo tempo, preserva o tema, renova a linguagem e aproxima o clássico português do contemporâneo", afirma.
Serviço
Lançamento do livro “A Fabulosa Viagem de Vasco da Gama”, com exposição e leitura dramática do texto
Dia: 02 de agosto
Horário: 17h às 21h
Local: Memorial da América Latina (Auditório da Biblioteca Latino Americana Victor Civita) - Rua Tagipuru, 500. Acesso de pedestres, veículos autorizados e carros de aplicativo (portão 2). Acesso para os demais veículos, portão 4.
A exposição do livro e das gravuras existentes na obra seguirão de 03 a 10 de agosto na biblioteca em horário comercial.






