O jornalismo cultural precisa de mais reflexão, diz repórter Débora Nascimento

Pensar em alguma coisa diferente talvez seja o que faz a repórter Débora Nascimento gostar tanto do jornalismo, profissão que exerce há 18 anos, cinco deles só na revista Continente , de Pernambuco.

Atualizado em 14/01/2014 às 14:01, por Jéssica Oliveira.

“São os textos com observação e reflexão que dão um caldo ao que é publicado. Falta mais opinião no jornalismo cultural. Vivemos atrelados aos fatos. Infelizmente, a mídia só lembra de certos artistas quando eles morrem”, afirma.

Crédito:Arquivo pessoal A jornalista toca bateria e violão, habilidades que ajudam na hora de escrever
Além de ser editora assistente da publicação, Débora faz reportagens para o impresso e para o . Especialista em cultura, escreve sobre cinema e música. A relação com esse universo é antiga. Muito antes de pisar em uma redação, ela tocava violão e bateria, atividades que ajudaram na sua carreira como repórter. “O trabalho do jornalista não morre na redação, ele continua num show que você vai, num livro que você lê, numa palestra que você vê, não dá para dissociar. Você está de férias, mas está trabalhando, tudo vai servir na hora de escrever. Está tudo relacionado nessa profissão”, observa.

Quando soube que é finalista na categoria “Repórter de revista” da décima edição do , ela conta que ficou "meio atônica". "Não esperava, fui confirmar a informação. Fiquei muito feliz, principalmente porque estou concorrendo com pessoas que admiro”, conta. Ao seu lado, estão Carol Pires, Consuelo Dieguez, Daniela Pinheiro, todas da revista P iauí ; e Tânia Caliari, da Retrato do Brasil .
Para Débora, só a lembrança do seu trabalho já é um grande prêmio. “Temos essa resposta nas redes sociais, por e-mail e amigos, mas quando vem da própria categoria é bem interessante, é compensador”, comenta sobre a indicação, feita por um júri composto por 60 profissionais de relevância no mercado brasileiro.

O "Troféu Mulher IMPRENSA" é realizado e idealizado por IMPRENSA Editorial. Em 2014, a premiação celebra sua 10ª edição consecutiva, e vai homenagear as jornalistas que mais se destacaram em suas áreas de atuação em 2013. As votações vão de 14 de janeiro de 2014 até às 23h59 de 13 de fevereiro. Para mais informações e conhecer a lista de finalistas, clique i.