O jornalismo carioca perde Elaine Rodrigues

O jornalismo carioca perde Elaine Rodrigues

Atualizado em 18/11/2005 às 15:11, por Redação Portal IMPRENSA.


A jornalista Elaine Rodrigues, uma das principais repórteres de O Globo desde os anos 80, morreu na tarde desta quarta-feira (16/11). Aos 50 anos, ela perdeu a lutava contra um câncer. Elaine estava internada no Hospital Riomar, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro divulgou esta de luto pela "morte da companheira Elaine Rodrigues". A entidade define a jornalista como um "ícone do exercício diário da ética em todos os planos da vida pessoal e profissional (...), com um carisma singular e uma dedicação apaixonada pela profissão".

Formada nos anos 70, Elaine tem um passado de miltância política. Foi dirigente do movimento estudantil e fez parte da Ação Popular Marxista Leninista e do MR-8.

Na redação, dedicou-se de corpo e alma ao jornalismo investigativo na área de saúde. Pelo trabalho "As quentinhas", ganhou o Prêmio Esso Regional Sudeste 2000. Foi ela quem se dedicou a organizar um banco de dados para guardar informações sobre pessoas envolvidas em escândalos nessa área.

O corpo de Elaine está sendo velado desde 8h desta quinta-feira (17/11) na capela 1 do Memorial do Carmo, no Caju, e será cremado nesta sexta-feira