"O Globo" passa a integrar consórcio que investiga contas do caso SwissLeaks

Apurações do chamado "swissleaks" no Brasil ficam por conta da publicação e do jornalista Fernando Rodrigues.

Atualizado em 12/03/2015 às 14:03, por Redação Portal IMPRENSA.

O jornal O Globo anunciou nesta quinta-feira (12/3) que faz parte do consórcio internacional que investiga as contas numeradas do HSBC na Suíça - escândalo que ficou conhecido como "SwissLeaks". A publicação divide as apurações com o jornalista Fernando Rodrigues, blogueiro do UOL.
Crédito:Reprodução Jornal carioca é o único veículo impresso brasileiro com acesso aos documentos do caso
A lista com os nomes de 106 mil clientes, de 203 países, que mantêm contas sem identificação no banco suíço foi obtida em primeira mão pelo jornal francês Le Monde . Em seguida, os dados foram compartilhados com o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, na sigla em inglês), do qual O Globo e Rodrigues fazem parte.
O ICIJ seleciona quais veículos ou jornalistas terão acesso à lista do SwissLeaks. Na apuração, atuam 163 profissionais de 51 países. De acordo com Rodrigues, o acervo conta com mais de 8 mil nomes de pessoas ligadas ao Brasil. A relação completa dos clientes do HSBC não é divulgada na íntegra porque "só devem vir à luz os casos em que há interesse público pela informação", segundo a entidade.