O Fluminense, onde passaram nomes ilustres da imprensa brasileira, deixa de circular

Fundado em Niterói (RJ) em 1878 e considerado um dos jornais mais antigos do país, O Fluminense está com a circulação suspensa desde o início de março.

Atualizado em 14/03/2023 às 16:03, por Redação Portal IMPRENSA.


Nas redes sociais muitos leitores lamentaram a notícia, lembrando que o tradicional veículo teve papel significativo na história do país e serviu de escola para nomes ilustres da imprensa brasileira, como o fundador do jornal O Globo, Irineu Marinho, o escritor Rubem Braga, além dos imortais da Academia Brasileira de Letras (ABL) José Cândido de Carvalho e Marcos Lucchesi.
Crédito: Reprodução colunadogilson.com.br Notícias locais, classificados e colunismo social consolidaram prestígio de O Fluminense ao longo dos anos

Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, Mário Souza anunciou a intenção de reunir-se com os diretores do veículo, que desde 2020 pertence a um grupo que atua nos mercados imobiliário e de shoppings centers.

Editado diariamente a partir de 1892, nos últimos anos o jornal, além de acompanhar as notícias e acontecimentos sociais de Niterói, especializou-se em classificados de empregos e imóveis.
Além da interrupção da circulação, o arquivo dos jornais e sua coleção fotográfica estariam indisponíveis para pesquisa. "Perde-se, com isso, a história que O Fluminense registrou em suas páginas ao longo de mais de 14 décadas", lamentou o jornalista niteroiense Gilson Monteiro.