((o))eco é selecionado em programa internacional que incentiva pautas na Amazônia
Veículo jornalístico brasileiro fundado em 2004 e focado em pautas sobre conservação da natureza e biodiversidade, ((o))eco foi selecionado entre 82 candidatos para receber uma bolsa de até 15 mil dólares destinada a fortalecer a cobertura de questões ambientais na Amazônia.
Atualizado em 14/06/2023 às 16:06, por
Redação Portal IMPRENSA.
A iniciativa faz parte do projeto Together For Conservation e foi coordenada pelas organizações internacionais Internews e Earth Journalism Network (EJN), que são especializadas em incentivar projetos de jornalismo ambiental. Além de ((o))eco, foram selecionados os veículos El Foco (Perú), Rutas del Conflicto (Colômbia) e a dupla Yutopía/Consorcio de Comunicación por la Sostenibilidad (Equador). Crédito: Reprodução EJN Veículos foram selecionados entre 82 candidatos da América Latina e Caribe O veículo brasileiro foi selecionado para desenvolver o projeto "Intercâmbios de Biomas: trocas de saberes entre jovens comunicadores da Amazônia e da Mata Atlântica".
Em nota, a equipe de ((o))eco agradeceu a confiança e afirmou que o recurso conquistado vai ajudar a firmar o "compromisso de dar voz a bichos e plantas, às pessoas que os protegem e aos bons debates sobre conservação".
Treinamento
O projeto Together For Conservation visa melhorar a capacidade de veículos jornalísticos de expor crimes ambientais na Amazônia, destacando seus impactos no ecossistema e no bem-estar dos povos indígenas e comunidades locais.
Para concorrer às bolsas, os projetos tinham que apresentar propostas voltadas a treinar jornalistas locais para produzir matérias sobre temas como ameaças à biodiversidade, extração ilegal de madeira, pesca insustentável, tráfico de vida selvagem e mineração ilegal.
“As propostas selecionadas são inspiradoras, pois permitirão que dezenas de jornalistas e comunicadores locais recebam treinamento para publicar reportagens perspicazes, de suas perspectivas, em meios de comunicação de grande alcance”, disse Stefano Wrobleski, diretor da Internews. “Esperamos que esse apoio contribua para que mais jornalistas da região amazônica e veículos que a cobrem possam expor as ameaças ambientais que impactam a floresta e quem vive dela.”





