"O desafio é fazer jornalismo", diz Marcelo Gomes sobre cobertura esportiva no Brasil

Jornalista vai ministrar Oficina de Jornalismo Esportivo no próximo sábado (28/3), em São Paulo (SP), realizada por IMPRENSA.

Atualizado em 25/03/2015 às 13:03, por Lucas Carvalho*.

A menos de 500 dias para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016 no Brasil, o desafio do jornalismo esportivo é, justamente, “fazer jornalismo”. É o que pensa Marcelo Gomes, que no próximo sábado (28/3) ministra a Oficina IMPRENSA de Jornalismo Esportivo, em São Paulo (SP).
Crédito:Reprodução/Facebook Marcelo Gomes ministra Oficina IMPRENSA de jornalismo esportivo
“O desafio vai ser mostrar para o mundo o nosso povo, os nossos atletas, a real situação do Brasil no contexto esportivo, que é drástica, preocupante”, diz Gomes. Para o jornalista, a experiência da Copa do Mundo de 2014 deixou muitas lições ao jornalismo brasileiro, especialmente com relação à imagem que o país quer passar ao mundo.
Por isso, ele critica a realização do evento no Rio de Janeiro, e, consequentemente, a cobertura da imprensa. “Parece até piada a gente estar fazendo Olimpíadas no Brasil. Mas o jornalismo que está sendo feito é para outro tipo de gente, não o brasileiro. Vai ser uma grande festa, mas vai ser pior do que o Pan [Jogos Panamericanos, realizados no Rio de Janeiro em 2007].”
“O modelo de jornalismo sendo feito é o da Globo. Eles conseguem achar legado nos estádios da Copa!”, critica Gomes. O jornalista afirma que a “conivência” da imprensa com os desvios de conduta e a negligência de questões políticas sérias durante a cobertura marcaram a Copa do Mundo. O que, segundo ele, suprimiu a relevância do jornalismo.
Porém, Gomes acredita que a Olimpíada de 2016 é a chance para que os jornalistas possam reverter o quadro. “O jornalista esportivo sempre foi taxado como imbecil. Temos a chance de nunca mais ser taxado assim. A chance de fazer o que a mídia não tem deixado a gente fazer. [...] Brigando, fazendo jornalismo, aquilo que a gente aprendeu a fazer.”
O jornalista convida colegas de profissão para participar da Oficina de Jornalismo Esportivo promovida por IMPRENSA como uma chance de mudar a atual situação da cobertura brasileira sobre o assunto – o que, em sua visão, não anda bem. “É uma chance de trocar ideia e sonhar que não estamos dando murro em ponta de faca. É voltar para a sala da universidade, onde o debate é livre, democrático e sem preconceitos.”
Com passagens por TV Bandeirantes, SBT, TV Gazeta e Globo, Marcelo Gomes é atualmente repórter, roteirista e editor nos canais ESPN. .
* Com supervisão de Vanessa Gonçalves