O desafio de desenvolver um Brand Book nota 10

Alexandre Lúcio Fernandes e Ivo Mateus Barros se formaram em Publicidade e Propaganda, pela Faculdade Interamericana de Porto Velho – Uniron (RO), Alexandre Lúcio Fernandes e Ivo Mateus Barros decidiram abraçar o desafio de projetar uma marca usando uma nova ferramenta, o Brand Book .

Atualizado em 14/02/2019 às 12:02, por Gisele Sotto e  em colaboração.

e Propaganda, na Faculdade Interamericana de Porto Velho – Uniron (RO), Alexandre Lúcio Fernandes e Ivo Mateus Barros decidiram abraçar o desafio de projetar uma marca usando uma nova ferramenta, o Brand Book .
O processo exigiu muito planejamento e investigação, mas rendeu à dupla nota 10 no TCC, além do reconhecimento com o prêmio de "Melhor Pesquisa em Comunicação", na VII Mostra Científica de Jornalismo e Publicidade e Propaganda" da Uniron.
Em entrevista ao Portal IMPRENSA, Alexandre e Ivo falam dessa experiência. Crédito:Arquivo pessoal Ivo Mateus Barros (à esq.) e Alexandre Lúcio Fernandes celebrando a conquista do prêmio e o reconhecimento ao TCC Sobre o trabalho
Criamos um Brand Book (livro da marca) digital para uma empresa de turismo de aventura, a Amazônia Adventure, que já atua há 14 anos no Estado de Rondônia. Este produto de design gráfico é uma ferramenta de gestão estratégica de branding, muito similar ao Manual de Identidade Visual, mas que não se limita a apresentar aspectos técnicos. O livro da marca amplia esse conceito, pois auxilia a contar a história, a evidenciar os valores e significados por trás de uma marca.
Com isso, o propósito do trabalho foi criar um documento institucional que ajudasse a comunicar adequadamente a imagem e essência da marca Amazônia Adventure, otimizando seu relacionamento empresarial e contribuindo na captação de investimentos e novas parcerias.
Principais desafios ao longo da produção
O trabalho se mostrou desafiador por haver poucas referências e autores abordando sobre este formato específico de manual da marca. Então, compor a base teórica foi um obstáculo. O Brand Book é um formato recente, e por ter um processo de produção que exige profundo planejamento e investigação (o que o torna relativamente caro), não são muitas empresas que dispõem de algo deste gênero.
Outra dificuldade que encontramos foi em relação à sua estrutura. Não há um padrão estabelecido a ser seguido, no que se refere ao seu conteúdo, aos tópicos e no formato. Foi através de muita investigação que identificamos como este formato é único, ou seja, construído de acordo com a empresa em questão. Com isso, mapear a essência e os valores da Amazônia Adventure foi fundamental para nos ajudar a estruturar o Brand Book . A pesquisa, neste sentido, foi o fator-chave do nosso trabalho. Já tínhamos uma ideia de como o faríamos, mas com os dados na mão, seguimos sem grandes dificuldades. E o resultado foi muito satisfatório.
Os aprendizados
Tivemos maior clareza quanto à importância da pesquisa, e como ela representa um passo essencial para o sucesso de qualquer trabalho. Sem os dados que coletamos, dificilmente o objetivo seria alcançado e cumprido, da forma como ela, rigorosamente, foi. O aspecto científico e o embasamento se tornaram vitais para a construção de um trabalho competente e legítimo. E considerando os resultados que obtivemos, observamos como o planejamento de projetos gráficos, dentro do design, se torna imprescindível na transmissão de mensagens e na construção de significados.
Após a finalização e entrega do nosso projeto, percebemos o quanto não podemos nos subestimar. Mesmo diante da complexidade e dos desafios, basta ter paciência, determinação e muito amor pelo o que se está fazendo.
Significado dessa experiência
Alexandre : Foi gratificante desenvolver um trabalho que eu nunca tinha idealizado. Vi o quanto sou capaz, além de ter me possibilitado aprofundar mais ainda na área e nos conceitos que cercam a minha profissão. Criar um produto real, para um cliente real, foi como exercer a profissão verdadeiramente. Sinto que produzir o TCC me deixou mais preparado e com a percepção de que é preciso sempre estar focado e determinado ao realizar objetivos. E, principalmente, ter sintonia. A nossa união foi fundamental para produzir um trabalho conforme planejamos.
Ivo : Na minha visão como pessoa e estudante, ficou o aprendizado de que respeitando os meios, os fluxos de trabalho, além de ter foco e muita determinação, você consegue chegar num resultado que agrade. Sem pressa, com cautela e carinho. É como gerar um filho, você dá o máximo de si, esperando ver o melhor resultado. Graças a nossa dedicação, sintonia e companheirismo, saiu tudo conforme o planejado.
Contribuições que o trabalho trouxe
Alexandre : Eu saio mais consciente da minha capacidade e de quais trabalhos quero efetivamente desenvolver e oferecer como profissional. Este projeto só reforçou minha paixão pela diagramação e por branding. Por isso, quero desenvolver um portfólio especializado em desenvolvimento de branding e projetos editoriais.
Ivo : Que eu adoro diagramação, porém, nunca me aprofundei tanto. Mas é uma área que eu admiro, e penso em adicionar ao meu portfólio de serviços, agora, depois de formado.
Conselhos para quem está fazendo o TCC
Primeiramente, nós recomendamos que você busque um tema familiar, não tão amplo, e bem específico, para ser viável. E que o projeto seja desenvolvido em cima das suas habilidades e pretensões profissionais. Isso ajuda muito.
Com o trabalho definido, deve-se esboçar bem as ideias e criar uma rotina que facilite o bom planejamento e andamento do trabalho. Anote tudo o que for importante e necessário, não descarte nada, recicle ideias, adapte e faça tudo o que for necessário e relevante. Na hora certa você vai saber o que fazer com todas elas.
Dê muita atenção à pesquisa e a todos os dados. Eles serão imprescindíveis para o correto desenvolvimento do trabalho. É fundamental seguir à risca com datas e prazos, pois caso surja algum imprevisto, você estará em dia com seu planejamento. No mais, se entregue totalmente, trabalhe com foco, dedicação e muita paciência. A recompensa virá.