O cabo de guerra de duas revistas de história
O cabo de guerra de duas revistas de história
Projeto editorial semelhante. Projeto gráfico praticamente igual. Isso tem colocado em pé de guerra duas publicações sobre história, numa briga que se estende aos tribunais: a "Nossa História", lançada em novembro de 2003, e a "Revista de História", lançada na semana passada.
A Fundação Biblioteca Nacional e a Editora Vera Cruz eram as responsáveis pela edição de "Nossa História" até maio desse ano, quando as instituições romperam seu acordo. A Biblioteca alega que desde fevereiro o Conselho de historiadores que supervisiona a publicação não foi mais ouvido, sequer quando houve um aumento do preço de banca.
Além disso, como não havia contrato entre a Vera Cruz - montada só para editar "Nossa História" - e a Biblioteca Nacional - representada pela Fundação Miguel de Cervantes -, o Ministério Público resolveu processar o presidente desta última, Pedro Corrêa do Lago, e a editora.
A partir daí, Corrêa do Lago resolveu lançar a "Revista de História", reinvindicando para a Biblioteca os direitos sobre o projeto do periódico e proclamando fidelidade à proposta original de "Nossa História". Trouxe para a nova publicação o jornalista Luciano Figueiredo (ex-"Nossa História").
Alegando plágio à sua revista, a Editora Vera Cruz já despachou uma notificação aos responsáveis pela nova concorrente cobrando modificação no projeto e que os exemplares sejam tirados de circulação.






